Rodrigo Xavier participa da plenária internacional de abertura do GO!RN 2020
Crédito: Divulgação

Especialista avalia o ecossistema inovador do país durante o GO!RN

QUI. 10 SET

Não importa se no Nordeste ou no Centro-Sul, o Brasil ainda se encontra em um nível muito atrasado em relação aos principais ecossistemas de inovação do mundo, como Estados Unidos, Israel e a recente China. A opinião é de Rodrigo Guedes Xavier, que já figurou entre os parceiros seniores do banco BTG Pactual e até 2017 presidiu o Bank of America Merrill Lynch Brasil. “Ainda temos um longo caminho a percorrer. Passamos muito tempo lidando e nutrindo o nosso passado em vez de construir o nosso futuro”, analisa. Rodrigo é um dos nomes internacionais que estarão no centro dos debates de abertura do GO!RN 2020, que começa nesta sexta-feira(11), a partir das 8h e prossegue até o sábado (12) pela plataforma EventMobi.

Rodrigo Xavier participa, juntamente com o professor de criatividade, design e inovação da Universidade da Califórnia em Berkeley, Clark Kellogg, e o CEO e co-fundador da Flourish Savings, Pedro Moura, da plenária internacional ‘Uma Visão Global de Inovação e Liderança’, programada para começar às 17h desta sexta-feira. Os interessados na debate podem fazer a inscrição, gratuitamente, no GO!RN pelo link http://bit.ly/gorn2020

Na visão de Rodrigo Xavier, vivemos em um mundo cada vez mais exponencial, e usar tempo pensando o passado é desperdiçar oportunidade de planejar o futuro. Autodeclarado 'dinossauro convertido', Rodrigo Xavier acredita que é necessário o país gastar mais tempo e energia na agenda da educação voltada para inovação tecnológica e empreendedorismo. “Estou certo de que é pela tecnologia, inovação e empreendedorismo que encontraremos as soluções para nossos maiores obstáculos”, sentencia.

Há três anos, ele decidiu se aprofundar no conceito de Revolução Industrial 4.0 e mudou-se para o Vale do Silício, uma região que fica no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, e mundialmente conhecida pela concentração de empresas da área de inovação e tecnologia. Passou a atuar nas áreas de inovação, tecnologia e empreendedorismo na Universidade de Stanford, da qual se tornou membro, e voltou ao Brasil há cerca de um ano para tornar palpável esse conhecimento adquirido. Virou investidor anjo e incentivador do ecossistema de inovação do país.

Grade de programação

Rodrigo Xavier é apenas um dos grandes nomes internacionais convidados para integrar o time de palestrantes do evento, que já foi denominado Startup Day e nesta edição ocorre de forma 100% digital. São mais de 114 palestras, debates, painéis, cursos e minicursos. A programação do GO!RN 2020 consta de diversas atividades que ocorrerão simultaneamente em seis palcos remotos.

Além da grade de capacitação e palestras, o evento também terá estandes virtuais no espaço de exposição de startups e de empresas inovadoras. Na área dos patrocinadores, com vídeo, os participantes terão acesso em tempo real a promotores. Haverá ainda espaços para reuniões exclusivas, desafios e gameficação com ranking em tempo real, salas de reunião, chats exclusivos com especialistas, interação em tempo real com palestrantes e convidados, grupos de discussão, mural de postagens em redes sociais e agenda personalizada. Durante o GO!RN será apresentado o mapeamento do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte.

Realização

A expectativa dos organizadores é que o evento deve reúna cerca de 2 mil participantes, entre os integrantes da comunidade de startups, aficionados por games, geeks e todos os amantes da tecnologia e do ecossistema de empreendedorismo inovador do RN. O GO!RN é coconstruído e correalizado com todas as instituições, grupos e comunidades que compõem o ecossistema de inovação potiguar. São mais de 30 instituições, empresas e comunidades envolvidas nesta primeira edição do evento, que em anos anteriores foi realizado de forma presencial com o nome de Startup Day.

O evento é uma correalização do Sebrae-RN com o Banco do Nordeste, também patrocinador do evento, a Jerimum Valley, Potiguaras Valley, LEP, CDL Jovem, Salt Valley e Junior Achievement, Parque Instituto Metrópole Digital - IMD, RN Júnior, Silicon Valley, Prefeitura da Cidade do Natal, OAB/RN, AIESEC, Seahub e SETIRN, PONG, Potilivre, WiE, GDG, Grupy, Pyladies, WebDev, PHP, Darkwaves, Telecom UFRN e Natal JS, Arara Furtacor, Customer Success, Inova Metrópole, ITNC-IFRN, Empreende RN, InPacta e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte - Fiern.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também