Crédito: Divulgação

Escola potiguar investe em ensino da Robótica Educacional para o desenvolvimento do protagonismo estudantil

QUA. 18 NOV

Na educação escolar, as atividades práticas têm se tornado componentes fundamentais para aprofundar o conhecimento e dar sentido a muitos conteúdos que são estudados na teoria. A cada dia que se passa, o mundo está se tornando cada vez mais tecnológico e as pessoas estão em constante busca de incrementar o aprendizado e à procura de conhecimento atualizado. A Robótica Educacional realiza este trabalho levando para o cotidiano dos estudantes o avanço científico e tecnológico que nos acompanha a todo instante.

O Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, já trabalha há seis anos com o ensino da robótica, por meio da parceria com a empresa potiguar Robô Ciência. Os estudantes são estimulados a mergulhar no processo criativo e na socialização do conhecimento, colocando a "mão na massa" com experiências e reflexões, resolvendo problemas do dia a dia e buscando soluções para melhorar as experiências cotidianas e do mundo à sua volta.

"A Robô Ciência trabalha junto ao Colégio das Neves na construção do aprendizado daquilo que os estudantes precisam para a vida, que é o olhar curioso, o olhar de quem busca, cientificamente, nas coisas simples do dia a dia, o que é necessário para crescer e definir o futuro", nos conta Irmã Marli Araújo, diretora do Colégio. Através de recursos tecnológicos, como o Robô NAO, o LEGO Mindstorms® e a impressora 3DCloner, os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental se tornam protagonistas, trabalhando sempre em equipe e desenvolvendo o pensamento crítico e criativo.

A metodologia utilizada pelo programa Robô Ciência e aplicada no Colégio das Neves é a Educação Steam. Ela agrega ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática para desenvolver nos estudantes as habilidades e competências essenciais para um futuro com mais possibilidades.

Benefícios da Robótica Educacional

A cada nova experiência despertada em crianças e adolescentes, a inteligência e o desenvolvimento de novas habilidades também são estimulados. Além da aplicação prática de conteúdos ensinados em sala de aula, a Robótica Educacional traz diversos benefícios para o estudante, como a incitação do raciocínio lógico e da criatividade; o incentivo ao aprendizado multi e interdisciplinar, com disciplinas como a matemática, física e inglês; o estímulo ao trabalho em equipe e à inclusão social; e o desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas.

Um dos principais pontos de destaque é a utilização da robótica como ferramenta pedagógica de inclusão social. Trabalhando o lúdico, o teórico, o concreto e o subjetivo, ela foge do meio convencional de ensino, tornando o processo de aprendizado mais significativo e prazeroso. Estas características fazem com que alunos com autismo e síndrome de down desenvolvam melhor as habilidades relacionadas a socialização, linguagens, tecnologia e matemática.

Ensino sem fronteiras

A implantação da Robótica nas séries finais do Ensino Fundamental ajuda a preparar os estudantes de forma efetiva para a participação em olimpíadas e desafios nacionais e internacionais. Em 2016, alunos do Colégio das Neves representaram o Brasil na Olimpíada Internacional de Robótica, a Robocup, na Alemanha.

A Sempre Aluna Ana Cássia, que ficou em 16º lugar na Robocup, afirma que a o fato de a Robô Ciência tê-la levado para o mundo tecnológico mudou sua vida. “Em 2015 fui campeã estadual e fui representando o RN, o Neves e a Robô Ciência para a nacional de Robótica, a qual fui campeã. Depois disso escolhi o ramo tecnológico e hoje faço Engenharia Informática no Politécnico de Leiria em Portugal”, conclui.

  Revista Negócios
 Veja Também