Eólica: empresa francesa vence leilão para projeto em São Miguel do Gostoso

TER. 19 DEZ

A francesa Voltalia arrematou mais dois projetos para a região de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, em leilão realizado nesta segunda-feira (18/12), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

O investimento será da ordem de R$ 355 milhões para os próximo três anos. A operacionalização integral do Vila Paraíba II e III, nomes dados aos parques eólicos, vai gerar 64 megawatts (MW) de potência. 

A empresa francesa, que já possui parques eólicos am São Miguel do Gostoso, anunciou a vitória no certame em comunicado enviado ao mercado financeiro. Os contratos terão duração de 20 anos.

Presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Jean-Paul Prates informou que o leilão contratou pouco, registrando deságios elevados. "O problema foram as limitações impostas pelo edital.Por isso, o leilão contratou pouco", confirmou.

Ele lembrou que nesta quarta-feira (20/12), quando será realizado o leilão A-6, a expectativa é para que saiam "mais projetos eólicos vitoriosos". Segundo Prates, "muitas limitações do edital da segunda-feira aparecem modificadas nas regras do A-6, podendo garantir boas perspectivas para Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Piauí, Bahia e Pernambuco".       

  Revista Negócios
 Veja Também