Crédito: Divulgação Sebrae RN

Encontro reúne em Natal a Sudene, o MDR e parceiros do desenvolvimento

SEG. 21 MAR

Prossegue até esta terça-feira (22) o I Encontro dos Municípios-Polo do G52, que reúne desde ontem no salão de eventos do Holiday Inn, em Natal, representantes dos 52 municípios que integram a rede de cidades intermediárias, criada pela Sudene para viabilizar a interiorização de ações de desenvolvimento regional. Paralelo ao encontro está sendo realizada a Mostra de Produtos do G52, reunindo produtos típicos de cada município do polo, como castanhas, geleias de frutas, cachaças, artesanatos, doces, biscoitos produzidos por empreendedores da região Nordeste e dos estados de Minas e Espírito Santo.

A abertura foi feita pelo Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que destacou a importância do desenvolvimento regional para reverter o ciclo de desigualdades regionais. “Desse grupo G52, fazem parte as cidades mais empreendedoras, mais dinâmicas e que têm maior capacidade de alavancar a economia em cada um dos estados da região da Sudene, os nove estados do nordeste e os nortes do Espírito Santo e de Minas Gerais”, afirma Marinho.

Rogério Marinho acredita que o encontro promoverá uma troca de experiências para mostrar ações exitosas, que serão compartilhadas entre os municípios do G52 e a própria Sudene. “Temos recursos com juros subsidiados disponíveis e prazos dilatados na área da Sudene. O governo estimula e fomenta a economia através de um crédito diferenciado. O RN tem, historicamente, se habilitado a receber parte desse quinhão. Às vezes o empreendedor não tem conhecimento de dispositivos que podem lhe beneficiar ao se instalar na área da Sudene, aonde temos um regime tributário diferenciado e acesso ao crédito com juros subsidiados. Ele pode produzir em condições melhores do que em outras regiões do país”, explica o ministro.

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, afirmou que o fato de o Rio Grande do Norte ter sido escolhido pela Sudene para sediar o encontro dos municípios do G52 é um indício da sua importância para a região, destacando o seu potencial empreendedor nas diversas áreas da economia. “Estamos aqui com uma mostra muito interessante de produtos que são originários das rotas contempladas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional na área da Sudene. Aqui no RN podemos destacar o cordeiro, mel, queijo e a moda recentemente criada. Aqui nessa mostra temos o que de melhor se produz nos 52 municípios do G52”, afirma Melo, reiterando a importância do papel do Sebrae no fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento regional.

Participaram da abertura do evento os prefeitos de vários municípios que integram o G52, inclusive o de Natal, Álvaro Dias, e de Mossoró, Allyson Bezerra, o superintendente da Sudene , General Araújo Lima, o presidente do Banco do Norte, José Gomes da Costa, o delegado estadual do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Roberto Papa, os deputados federais Benes Leocádio e General Girão, dirigentes de instituições e entidades de apoio ao desenvolvimento regional.

O encontro do G52 conta com o apoio do Sebrae do Rio Grande do Norte e visa criar uma oportunidade para viabilização de parcerias e intercâmbio de experiências na gestão municipal, proporcionando aos participantes um ambiente de aproximação entre os municípios, entes federais, especialistas e instituições de fomento ao desenvolvimento regional.

Na programação desta terça-feira (22) estão previstos painéis temáticos, sendo o primeiro deles com o tema “Rotas da Integração Nacional e fortalecimento de capacidades governativas”. A exposição conta com a participação do MDR e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em seguida haverá uma abordagem sobre o tema “Cidades Inteligentes, conectividade e 5G”, com a presença do MAPA e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A mostra de produtos regionais tem como objetivo dá visibilidade às atividades de empreendedores de cada um dos municípios participantes, organizados por estado. Os 52 municípios participantes do G52 fazem parte de uma iniciativa da Sudene para, a partir da influência exercidas por estes polos, descentralizar as ações de estímulo à economia, acesso ao crédito e desenvolvimento social, promovendo a interiorização de ações e projetos considerados prioritários.

O G52 foi consolidado a partir do conceito de cidades intermediárias proposto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e constitui a estratégia territorial para viabilização das iniciativas do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Os municípios que integram o grupo representam 6,5% do Produto Interno Bruto nacional e 46% do PIB do Nordeste. Cerca de 20 milhões de pessoas (34,5% da população nordestina) vivem nestas localidades.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também