Crédito: Carlos Azevedo

Encontro LIDE de Agronegócios analisa desafios do mercado nacional e potencialidades do RN

SEX. 19 NOV

O Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Norte – LIDE RN – reuniu empresários e lideranças do agronegócio no Encontro LIDE de Agronegócios, num debate exclusivo com o jornalista, doutor em educação, José Luiz Tejon, um dos grandes especialistas em agrobussiness do país. Realizado no estande da Secretaria de Agricultura do Estado do RN, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes (Festa do Boi), Tejon fez uma análise sobre principais desafios do agronegócio brasileiro e sugeriu a criação de um plano estratégico para despertar o potencial adormecido do agro nacional e também potiguar.

O Encontro LIDE de Agronegócios contou com a presença do secretário de Agricultura Guilherme Saldanha, do presidente da ANORC – Associação Norte-riograndense de Criadores, Marcelo Passos, do presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (FAERN), José Vieira, presidente do IDIARN, Mário Manso, dentre outras autoridades e empresários associados ao LIDE. No evento, foram apresentados ao jornalista Luiz Tejon as potencialidades do Estado, com destaque para a produção de frutas, camarão, pescados, bem como a força da agropecuária e de projetos como o da palma forrageira.

“O Rio Grande do Norte tem sem dúvidas um grande potencial de crescimento para representar de forma significativa o PIB do nosso agro. Acredito que o caminho dessa ampliação é a união da classe produtiva, da sociedade civil organizada, na formação de um plano estratégico e um pacto para ampliar esse volume de produção de riquezas”, destacou Tejon. O secretário Guilherme Saldanha pontou os avanços do agronegócio potiguar em especial as medidas de incentivo governamentais de apoio aos pequenos produtores, com destaque para as ações de fomento aos pequenos laticínios e produção de queijos artesanais.

O presidente do LIDE-RN, Jean Valério, explica que a agenda agro faz parte de um calendário importante de eventos por segmentos empresariais e informa que este foi o primeiro passo para a realização de um grande evento agrobusiness previsto para 2022. “Foi uma noite de troca de conhecimentos e também para planejarmos ações futuras. Já temos apoio da ANORC, FAERN e da SAPE para pensarmos num projeto para 2022, quando vamos comemorar 60 anos de Festa do Boi”, destacou Jean.

  Revista Negócios
 Veja Também