Crédito: Tânia Rêgo | Agência Brasil

Empresas do RN participam de primeira ação exportadora do PEIEX

SEG. 15 AGO

Nesta terça-feira (16), empresas potiguares participarão de uma série de reuniões de negócios com parceiros internacionais, em Natal. O evento marca a primeira ação exportadora de empreendimentos que integraram os dois anos de capacitação do núcleo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no estado. Ao todo, o PEIEX qualificou 124 empresas da Grande Natal, 31 da região de Caicó e Seridó e 31 de Mossoró, e municípios da região do Alto Oeste.

O programa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e no estado foi executado pela Universidade Potiguar (UnP). As rodadas de negócio acontecerão durante todo o dia, a partir das 9h, na Unidade Roberto Freire, com produtos tipicamente regionais de 35 empresas; O evento contará também com cerimônia de encerramento do ciclo vigente, às 19h, com palestras sobre internacionalização e apresentação de alguns dos resultados do PEIEX-RN.

Além de Natal, outras cidades também terão programação diversificada. No dia 17, das 11h30 às 20h, o polo Caicó recebe visita dos representantes da Apex-Brasil e do PEIEX-RN para visitas técnicas às empresas atendidas, com divulgação dos resultados locais. A mesma agenda é programada para o polo Mossoró no dia 18, das 10h às 20h.

O PEIEX

Ao longo do primeiro semestre de 2022, o PEIEX atendeu e qualificou 2.417 empresas, por meio da execução de 24 convênios, nas cinco regiões do país. Desse total de empresas: 69,5% estão na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs); 256 exportaram entre janeiro e junho de 2022, com valor total de R$ 179,6 milhões (um aumento de 34,7% no valor exportado por esse mesmo conjunto de empresas, na comparação com o primeiro semestre de 2021).

A ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.

SERVIÇO

O quê: Primeira ação exportadora de empresas qualificadas pelo PEIEX-RN

Quem: ApexBrasil e UnP

Quando: Terça-feira, dia 16 de agosto, a partir das 9h

Onde: Salas Universidade Potiguar – UnP, Av. Engenheiro Roberto Freire, 2184 - Capim Macio, Natal – RN

  Revista Negócios
 Veja Também