O maior evento global de varejo, o NRF Retail’s Big Show 2025, que ocorre de 12 a 14 de janeiro, em Nova York, está sendo palco de aprendizado e inovação para um grupo de empresários do Rio Grande do Norte. Coordenada pelo Sebrae-RN, a Missão Sebrae NRF 2025 não se limita ao evento principal, trazendo visitas técnicas e momentos estratégicos de networking desde o dia 8, com programação que se estende até o dia 15 de janeiro.
Sob a coordenação das analistas Jéssica Barros e Maiza Pessoa, e do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-RN (CDE), Itamar Manso, a delegação potiguar inclui empresários de setores como moda, cachaçaria e consultoria. “Nosso objetivo é ampliar a visão dos participantes, para que compreendam as tendências e as estratégias adotadas pelos principais players globais”, explica Jéssica Barros.
Inovação no foco do varejo global Nesta edição, o tema central do evento, Game Changer, mergulha em assuntos como inteligência artificial, comportamento das gerações Z e alfa, e as novas jornadas do varejo. “A NRF 2025 explora como o setor pode criar experiências imersivas, reter talentos e alinhar-se aos valores das novas gerações. É uma oportunidade única para os empresários locais se prepararem para o futuro”, complementa a analista.
Visitas técnicas como aprendizado prático Antes do evento principal, os participantes visitaram lojas ícones do varejo, como Harry Potter Store, Google Stores, Apple, Starbucks Reserve Roastery e Patagonia. “Esses locais são exemplos de como unir inovação, sustentabilidade e conexão emocional com o público. Queremos que os empresários adaptem essas boas práticas para fortalecer seus negócios”, ressalta Maiza Pessoa.
Expectativas dos participantes Entre os integrantes da delegação está Fabio Azevedo, CEO da Crosby, que participa pela primeira vez da missão. “Minha principal motivação é compreender as tendências que surgem no mercado internacional, especialmente no campo da inteligência artificial. Espero encontrar respostas e ideias que possam antecipar movimentos inovadores em minha empresa”, afirma.
Ele destacou o potencial do evento para transformar os rumos de seu negócio. “A NRF oferece a oportunidade de resolver desafios reais, como a gestão de dados, e identificar estratégias que podem colocar a empresa à frente no mercado.”
Relevância estratégica Para Itamar Manso, presidente do CDE, a NRF é mais do que um evento de tendências: é uma bússola que orienta o setor varejista. “Ela apresenta inovações e estratégias capazes de moldar o futuro. Nosso papel é proporcionar aos empresários potiguares essa experiência, para que se tornem mais competitivos e atendam consumidores cada vez mais exigentes.”
Potenciais impactos no RN Com mais de 40 mil participantes de todo o mundo, a 115ª edição do NRF Retail’s Big Show é reconhecida como o principal espaço de aprendizado para o varejo. A expectativa é que os empresários potiguares retornem com uma visão transformadora, prontos para aplicar os aprendizados e fortalecer o mercado local.
Os interessados podem acompanhar as atualizações sobre as tendências e experiências da delegação potiguar no Canal de Transmissão do Sebrae no Instagram, onde conteúdos exclusivos estão sendo compartilhados.