Tiago Romio e sua filha, Joana
Crédito: Divulgação

Empresa cria canal infantil para filhos de funcionários

 

Vídeos do Palavra Cantada, contação de histórias, livros do Ziraldo, dicas de brincadeiras. Todo esse conteúdo está disponível na intranet de uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas para negócios e segurança de dados para os segmentos financeiros e de veículos. Para auxiliar os funcionários que precisam alinhar o trabalho em home office com a presença dos filhos em casa neste período de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, a Tecnobank passou a fornecer um canal infantil com sugestões de conteúdos e atividades para entreter as crianças.

“A iniciativa começou no programa de home office posterior ao início da pandemia. Percebemos que uma das dificuldades dos colaboradores era dividir a atenção com as crianças, uma vez que as aulas também foram suspensas. Entre as iniciativas para a melhoria da experiência de trabalho em casa para os colaboradores tivemos a ideia de criar o TBKids para oferecer conteúdo infantil”, conta a diretora de Gente & Gestão (RH) da Tecnobank, Michaela Vicare. Entre as atividades oferecidas, há sugestão de conteúdos, com canais do Youtube, livros e vídeos divididos por faixa etária; lives de contação de histórias apresentadas por um grupo teatral e sugestões de atividades lúdicas elaboradas por uma equipe especializada em Educação Infantil.

A ideia do TBKids surgiu depois que a pesquisa de clima organizacional da empresa sobre home office na pandemia confirmou que mais de 30% da força de trabalho da empresa convive com crianças de até 14 anos em casa e precisa dedicar atenção a elas, mesmo nos momentos de trabalho. “A adesão está muito positiva, porque a gente sabe que as escolas, mesmo as que seguem com aulas remotas, têm apenas um período no dia com programação – e no contraturno, as crianças ficam ociosas. Assim, os pais estão ocupando as crianças, mas não de qualquer forma, e sim com conteúdo de qualidade, educativo, elaborado por especialistas”, reforça a diretora, citando que a empresa conseguiu manter a produtividade próxima aos 100%, mesmo no regime excepcional de home office por conta da pandemia.

"Nesse novo mundo de home office, minha filha tem adorado os conteúdos disponibilizados pela empresa", conta Tiago Romio, pai da Joana, de 7 anos, e gerente de Operações da Tecnobank. "Poder ensinar, mostrar para os nossos filhos com exemplo real que o mundo profissional pode ser saudável e muito agradável não tem preço. Tenho orgulho de trabalhar em uma empresa que entende que, para o colaborador estar bem, é preciso cuidar também da sua família", completa.

O sucesso do esquema de trabalho imposto pelo coronavírus já fez a empresa repensar o retorno às atividades presenciais quando a situação sanitária se normalizar. “Já tínhamos um programa de home office. Com a pandemia, ampliamos para 100% dos funcionários. Como somos uma empresa de tecnologia, todas as ações podem ser desenvolvidas remotamente. Criamos salas virtuais. Cada setor tem sua sala, como se fosse seu escritório dentro de um ambiente on-line, e pode receber visitas de colegas de outras equipes durante o expediente, para a realização de reuniões e alinhamentos”, cita Michaela.

A diretora revela ainda já ter consenso entre os funcionários de que o trabalho remoto é mais vantajoso. “Identificamos, na nossa pesquisa, que mais de 50% dos colaboradores gostaria de dividir o tempo pela metade (entre casa e escritório) e mais de 30% escolheria trabalhar a maior parte do tempo em casa. Isso também é reflexo do trabalho de equipagem que desenvolvemos junto aos colaboradores: enviamos desde a cadeira e o computador, até a caneta, se necessário. Ainda oferecemos, mensalmente, ajuda de custo para o trabalhador turbinar seu pacote de dados, arcar com despesa maior de energia, entre outros. Agora, estamos nos preparando para, no pós-pandemia, trabalharmos com um escritório conceito, não mais com 100% da equipe no local”, conclui.

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