A criação de vagas na indústria brasileira segue em ritmo positivo, marcando 12 meses consecutivos sem variação negativa. Segundo os Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o emprego cresceu 0,2% em setembro comparado a agosto, acumulando um crescimento de 2,1% nos primeiros nove meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. A pesquisa também aponta avanços em outros indicadores, como a massa salarial real, que subiu 0,4% em setembro, e o rendimento médio real dos trabalhadores, com alta de 0,2%.
Apesar do cenário positivo para o emprego, o faturamento da indústria teve uma queda de 1,7% em setembro. Contudo, o dado ainda representa um avanço de 8,5% comparado a setembro de 2023 e um crescimento acumulado de 4,4% ao longo dos primeiros nove meses deste ano. Já o número de horas trabalhadas caiu 0,8% de agosto para setembro, mas subiu 6,3% em comparação com o ano anterior.
Dentre os indicadores de atividade, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) foi destaque, subindo 0,3 ponto percentual e alcançando 79,9% em setembro, demonstrando maior uso das instalações industriais. Marcelo Azevedo, da CNI, ressalta que esse aumento indica maior produção e potencial investimento, refletindo um bom momento para o setor industrial.
Os Indicadores Industriais, estudo conjuntural que monitora mensalmente a evolução da indústria de transformação, são referência para compreender a performance e tendências do setor.