A maioria dos pequenos negócios do país está concentrada nas capitais. Com base neste dado, o presidente do Sebrae, João Henrique Sousa, destacou a importância da parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). “Implementar ações de desenvolvimento econômico nas cidades passa necessariamente pelas prefeituras, desta forma, esta parceria é estratégica no apoio aos pequenos negócios. São as prefeituras que abrem as portas para a criação do ambiente de negócios favorável. Neste contexto o microempreendedor individual ganha um papel decisivo na formalização e geração de empregos”, destacou. A parceria do Sebrae com a Fundação existe desde 2009, resultando em ações conjuntas com o Sebrae, como o Programa Lider e de Compras Públicas.
O presidente da FNP e prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizete, explicou que a Frente conta com cerca de 400 prefeitos associados, todos no exercício do cargo. “Esta realidade impacta diretamente nas ações de desenvolvimento econômico que implementamos em parceria com o Sebrae, temos o prefeito como principal aliado”, destacou. Outro diferencial destacado pelo presidente da FNP foi a criação do G100 – grupo dos cem municípios mais pobres do país. São municípios escolhidos a partir dos critérios da renda per capita e SUS-dependente para as ações relacionadas à assistência e saúde. “Nesses casos o empreendedorismo é a porta de entrada para geração de emprego e renda”.
O diretor técnico Vinicius Lages lembrou a importância estratégica dos municípios na criação de um ambiente de negócios favorável para as micro e pequenas empresas, “a parceria com as prefeituras é essencial para o mapeamento correto do ambiente de negócios. Os prefeitos são os que mais conhecem a região, eles detêm a inteligência e o potencial de cada localidade”, concluiu.
Fonte: Agência Sebrae