Empreendedores vivem a experiência do Empretec

TER. 30 JAN

Vinte sete empreendedores e potenciais empresários de Natal vão vivenciar, ao longo desta semana, um processo de imersão para trabalhar o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor. Eles integram a primeira turma de 2018 do Empretec no Rio Grande do Norte, que começou nesta segunda-feira (29) e vai até o sábado (3), no Sebrae-RN, em Natal.

A capacitação, em muitos casos, ajuda pessoas com potencial para empreender a encontrar maior segurança na tomada de decisões e a ampliar a percepção de novas oportunidades, aumentando assim as chances de sucesso. Para quem já está no mercado, o seminário auxilia a identificar pontos fortes e fragilidades do empreendedor.

Em 20 anos que é realizado no estado, o Empretec tem contribuído para influenciar os participantes a abrir um negócio próprio. De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae, 71,7% dos participantes que são empresários registraram aumento no número de vendas depois da capacitação e, para 73,5% deles, o faturamento do negócio aumentou. Para 80% de todos os empretecos, a capacitação contribuiu muito para identificar novas oportunidades.

Ao todo, serão 60 horas de capacitação com atividades práticas, que ajudam o participante a melhorar o desempenho profissional. O Empretec identifica, estimula e desenvolve o comportamento empreendedor, tendo como mote dinâmicas que ajudam os empreendedores a aplicar os conhecimentos adquiridos.

Durante seis dias, os empretecos – como são chamados os participantes – envolvem-se em jogos, exercícios e debates que os motivam a ter visão empreendedora, e que ajudam a aperfeiçoar habilidades de negociação e de gestão empresarial, dando mais segurança às decisões tomadas, bem como ter melhor planejamento, ampliando as chances de sucesso do negócio ou mesmo da carreira profisisonal.

A metodologia do Empretec foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada no Brasil com exclusividade pelo Sebrae. O seminário faz uma avaliação dos participantes baseada em 10 características: busca de oportunidades e iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança.

 

*Com informações da Agência de Notícias do Sebrae

 

  Revista Negócios
 Veja Também