Empreendedores são capacitados na Semana do MEI

TER. 21 MAI

A décima edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) mobilizou diversas cidades do Rio Grande do Norte em prol do atendimento a esse público, que contabiliza 107,4 mil empreendedores. O primeiro dia da mobilização foi marcado por atendimentos, orientações, formalizações, palestras, bate papos e outras atividades em Natal e em cidades do interior do estado. A Semana do MEI vai até o próximo dia 24 e toda a programação é gratuita. A ação é promovida pelo Sebrae e ocorre simultaneamente em todo o país. As inscrições podem ser feitas pelo 0800 570 0800. A programação completa está no Portal do Sebrae (www.rn.agencia.sebrae.com.br).

O objetivo da iniciativa é oferecer subsídios para que os empresários possam agregar mais valor aos seus produtos e serviços e alcançar melhores resultados em seus negócios. Presencialmente, serão oferecidos atendimentos especializados, focados nas dificuldades e deficiências gerenciais e de competitividade dos microempreendedores individuais. São oficinas, palestras, seminários e orientações técnicas, que têm como foco apoiar os MEI e os empreendedores interessados em se formalizarem como MEI.

Em Natal, o ponto alto da programação foi o Momento de Inspiração, que teve um bate papo com as empreendedoras do segmento de beleza e estética Marina Portela e Arthê Ribeiro, que falaram sobre o segredo do sucesso nessa área. As empresárias destacaram para os participantes a trajetória profissional e a importância do uso das novas tecnologias atrelado ao negócio. “As redes sociais são fundamentais para quem tem um salão de beleza. São importantes ferramentas de marketing”, ressalta Arthê Ribeiro.

Outra palestra marcada para às 19h também reforça o que a cabelereira recomenda: ‘Empreendedorismo 4.0 – Uma Nova forma de Aprender’. Outras capacitações ocorreram ao logo do dia, abordando planejamento com o modelo Canvas e as estratégias para impulsionar as vendas em datas comemorativas. Empresas da área de crédito também prestaram atendimento aos empreendedores.

A programação em Natal nesta terça-feira (21) conta com palestras, envolvendo os detalhes da formalização, atendimento ao cliente, design para pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar e controle financeiro – todas durante o dia. No período da noite, o fotografo Flávio Aquino vai dar dicas de como fotografar produtos gastronômicos com o smartphone. Já a digital influencer Natália Bars, que vai explicar como impulsionar o negócio utilizando as redes sociais. Essas duas capacitações serão realizadas no SebraeLab, a partir das 19h.

O primeiro dia da mobilização em Mossoró também foi marcado por capacitação e orientações técnicas, totalizando mais de 110 atendimentos. Um dos destaques foi a realização do bate papo e da Oficina SEI Tocar Minha Empresa, que reuniu 43 participantes. Houve programação em Areia Branca e à noite também estava programada em Tibau. Já na região do Alto Oeste Potiguar, foram realizados 274 atendimentos, uma das atrações é o curso Como Desenvolver uma empresa de Sucesso.

A Semana do MEI também terá programação digital. Pela web, serão disponibilizadas dicas sobre gestão, crédito, finanças, marketing digital, benefícios de ser MEI, direitos e deveres, além de conteúdos específicos para alguns segmentos de maior volume do MEI como Alimentos e Bebidas, Beleza, Construção e Reforma, Energia, Saúde e Bem-estar, Turismo, Vestuário, Calçados e Bolsas.


Fonte: Agência Sebrae

 

  Revista Negócios
 Veja Também