A cena é bem comum e muitos sabem da dor de cabeça de passar pela situação. Em meio à conclusão de um trabalho importante, feito fora do expediente ou com prazo apertado para a entrega, o computador ou notebook deixa de funcionar. Encontrar um técnico de confiança disponível no fim de semana, ou a altas horas da noite, não é uma das tarefas mais fáceis. Na outra ponta, saber onde encontrar o cliente que esteja precisando dos serviços também é um desafio para os profissionais de informática que atuam de forma autônoma.
O empresário Francisco Queiroz, juntamente com o sócio Lair Solano Vale Filho, viu nesse desencontro uma oportunidade de gerar negócios e encontrou uma solução para aproximar esses dois públicos. Ambos idealizaram a plataforma Robocomp, que aproxima técnicos, experientes e avaliados pelos usuários de forma online, de quem busca esse tipo de serviço com segurança e atendimento padronizado.
O aplicativo está em fase de construção e deverá começar a funcionar nos próximos três meses, com funcionalidades básicas para cadastro de usuários e técnicos e agenda dos profissionais disponíveis. Em seguida, serão oferecidas outras funções, como geolocalização para identificar os técnicos mais próximos e o sistema de avaliação para os técnicos e clientes.
Francisco Queiroz é CEO da Ecomp Tecnologia, uma empresa de assessoria e suporte em Tecnologia da Informação (TI) que atua há seis anos no mercado corporativo, atendendo outras empresas com serviços terceirizados. “Percebemos que existe uma demanda que chamamos de demanda avulsa, em que pessoas físicas, ou até mesmo jurídica, que precisam esporadicamente de um reparo no notebook, um conserto no desktop, uma configuração de redes, limpeza de vírus. Notamos alguns pontos de falhas nesse processo. Daí surgiu a ideia do aplicativo”, explica o empreendedor.
Desenvolvimento e lançamento
A ferramenta que está sendo desenvolvida pelos potiguares oferece várias vantagens. Para os técnicos, o app dispõe de oferta de clientes e valorização do trabalho, sem necessidade de ter área de estoque para armazenamento das máquinas – o que por consequência elimina sistemas de vigilância e de recepção. Para os usuários, o diferencial é justamente a segurança das informações contidas na máquina, além da comodidade de receber o serviço no momento em que precisa e também escolher os técnicos melhores avaliados de acordo com o perfil da necessidade do cliente, tendo um atendimento padronizado e por trás toda a segurança de uma empresa.
“Com esse sistema, o usuário vai conseguir contratar um técnico que tenha boa avaliação, que tenha respaldo da empresa e dos clientes já atendidos via plataforma. Isso gera a confiabilidade do serviço. É uma plataforma bem completa, que funcionará por geolocalização do técnico mais perto, ou por cruzamento de agenda quando um solicitante definir o horário do atendimento. O app escolhe o técnico melhor qualificado com horário disponível para a data.”, justifica Queiroz.
A Robocomp é um dos negócios incorporados à Ecomp, que está incubada na Inova Metrópole, a incubadora de empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A empresa é também atendida pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), oferecido gratuitamente pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. O programa disponibiliza acompanhamento de um agente de inovação para geração de resultados concretos para as empresas participantes, seja na forma de aumento de receita, redução de custos e/ou aumento de produtividade. Para informações sobre o ALi, acesse www.rn.sebrae.com.br .
Agência Sebrae