Empreendedores falam sobre negócios em Pau dos Ferros

QUA. 14 NOV

Pelo segundo ano consecutivo o Sebrae no Rio Grande do Norte realiza o evento Gran Circo Empreendedor, montado próximo à Praça de Eventos da cidade de Pau dos Ferros. Pelo picadeiro empreendedor passaram na noite de segunda-feira (12) os palestrantes Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Bope do Rio, que falou sobre Inovação sob a ótica da tropa de elite do BOPE - Batalhão de Operações Policiais Especiais, do Rio, e Rafael Demetrius, consultor credenciado do Sebrae, que ministrou a palestra Pegadas para o Sucesso. 

Neste ano o evento aconteceu na arena do Circo do Palhaço Babalu, entre segunda (12) e terça-feira (13). No último dia, foi realizada uma palestra-show do músico Amazan e um Talk Show com empresários da região. A abertura do espetáculo ficou sob o comando dos grupos Tropa Trupe, Facetas e Mutretas e outras Histórias, e dos artistas do Circo Babalu. 

O Gerente do Escritório Regional do Alto Oeste, Rodolfo Barreto, deu as boas vindas à plateia formada por mais de 350 pessoas, entre empresários e empreendedores. No picadeiro também teve a apresentação da Banda Filarmônica de Pau dos Ferros, sob a regência do maestro Leandro, mutio aplaudida pelo público do circo. Em seguida foram ministradas as palestras de Rodrigo Pimentel e Rafael Demetrius.

Inovação
Durante a palestra, o ex-capitão do BOPE, Rodrigo Pimentel aborda o tema da Inovação, contextualizado a dificuldade de se fazer um filme no Brasil e fazendo analogias dos trabalhos com as tropas de elite do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio (BOPE). Ressalta a importância da definição de uma boa estratégia, planejamento, disciplina, liderança, confiança e lealdade. “Tudo isso é importante para qualquer empreendedor que deseja obter êxito no seu projeto”, avisa Pimentel

Depois de dedicar 14 anos de sua carreira à profissão de policial, dos quais sete como integrante do BOPE, Rodrigo Pimentel decidiu ser roteirista de cinema e escreveu os filmes Tropa de Elite 1 e Tropa de Elite 2. Atualmente ministra palestras motivacionais por todo o Brasil e continua fazendo roteiros de filmes, como o do ainda inédito “Intervenção”, que fala do regime das UPPs do Rio de Janeiro, que será lançado em janeiro de 2019.

Na visão do sociólogo formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o empreendedor deve primeiramente se entusiasmar com o seu projeto e a partir daí, fazer um bom planejamento, assumir compromissos e ter lealdade. “Tudo isso é essencial para o empreendedor de Pau dos Ferros, de Natal ou de qualquer lugar do mundo”, afirma Pimentel, garantindo que o BOPE é formado por pessoas entusiasmadas e apaixonadas pelo que fazem.

Tributação
Rodrigo Pimentel reconhece a dificuldade de empreender num ambiente tributário desfavorável, como está o Brasil, mas defende que empresário tem que ter muita persistência. “O empresário tem que ter entusiasmo e persistência, porque na primeira vez pode não dar certo, nem na segunda, mas na terceira vai dar certo”, insiste.

Formado na Escola de Oficiais da Polícia do Rio de Janeiro e com especialização em Sociologia Urbana, Pimentel advoga que o que o empreendedor mais necessita é de apoio, seja às suas ideias ou mesmo financeiro. "É como uma equipe de operações especiais em favelas no Rio que, para obter pleno êxito, necessita de toda uma rede apoio”, compara o ex-capitão.

Pimentel afirma que quando se refere a uma rede de apoio ao empresário ou empreendedor, vem a sua mente o próprio Sebrae que é uma importante rede de apoio. “A instituição existe para que essas ideias não se percam no meio do caminho. É como se vocês (do Sebrae) dissessem assim: pode ir lá que eu estou aqui pra te ajudar”, acredita.

Rodrigo Pimentel diz que tem um exemplo de um empreendedor dentro da sua própria casa. Seu filho, de 18 anos, está montando um aplicativo para localizar os concorridos food trucks que fornecem alimentação for do lar. O investimento de R$ 2 mil foi feito com recursos próprios. “Eu acho que isso é o que salva o Brasil. Eu prefiro ver meu filho com coragem de empreender do que esperar por um concurso público, que pode ser que nunca consiga”, comenta Pimentel, que tem dado apoio ao filho empreendedor, na medida do possível. “Eu sou o Sebrae dele”, resume.

O sociólogo carioca lembra que todo grande negócio no mundo nasceu numa garagem e que ele mesmo esteve na maior fábrica de batata frita do Brasil, que é a Crac, pertencente a um jovem que iniciou fritando as batatas na cozinha da família, com a ajuda da mãe, na cidade de Valença, no Rio.


Fonte: Agência Sebrae de Notícia

 

  Revista Negócios
 Veja Também