Empreendedores do Sertão paraibano desenvolvem produtos para auxiliar na prevenção ao coronavírus

QUA. 06 MAI

Palavra bastante utilizada no universo do empreendedorismo, a inovação é algo que parece distante da realidade de muitos empresários, mas que em sua essência pode significar o desenvolvimento de novas soluções que sejam úteis para a sociedade e as suas demandas. Foi isso o que fizeram duas empresas do Sertão do estado, atendidas pelo Sebrae Paraíba, que criaram novos produtos para auxiliar no combate ao coronavírus e, ao mesmo tempo, se manterem ativas no mercado durante o período de crise.

Uma delas, localizada no município de Cajazeiras, desenvolveu um recipiente para armazenar álcool em gel que é acionado através de um pedal, evitando o uso das mãos e, consequentemente, diminuindo o risco de contaminação. De acordo com o proprietário da empresa, José Edeildes, a ideia surgiu ao observar a necessidade do comércio de disponibilizar o álcool em gel para funcionários e clientes.

A partir dessa observação, o empreendedor realizou pesquisas para criar um recipiente simples e prático, até chegar ao modelo final, de baixo custo e com foco em atender outras empresas. “A demanda está em alta, já que o álcool em gel traz mais proteção para as pessoas que precisam sair de casa e, também, às empresas, que são obrigadas a disponibilizar o produto para funcionários e clientes, não sendo necessário ter uma pessoa de plantão na porta do estabelecimento com o intuito de aplicá-lo”, explicou o responsável pela empresa, que atua no setor de comunicação visual.

Além dos recipientes, a empresa também está fabricando protetores faciais e comercializando os produtos para cidades da região e outros estados. Segundo José Edeildes, essa foi a solução encontrada para que o negócio permanecesse ativo durante a crise, minimizando os impactos financeiros e contribuindo com o combate ao vírus. Já no município de Catolé do Rocha, uma empresa que também atua na área de comunicação visual está produzindo lavatórios portáteis, igualmente acionados através de um pedal, com o mesmo propósito de oferecer produtos que possam auxiliar no combate e na prevenção do coronavírus.

Conforme o empreendedor Rodolfo Vieira, o produto surgiu da necessidade de um cliente. “Resolvemos fazer diferente do modelo que já havia no mercado, pensando na possibilidade de contaminação. Então, criamos um sistema para evitar o contato com as mãos”, pontuou. Além dos lavatórios, o negócio também está produzindo protetores faciais e escudos de acrílico para balcões de atendimento. De acordo com o proprietário, as vendas superaram as expectativas e estão sendo realizadas até para outros estados.

“Pensamos em alternativas para não parar e, também, superar essa fase. Tentamos sempre criar produtos que sejam de grande utilidade e importância para o combate ao coronavírus, fornecendo soluções que nesse período estavam em falta no mercado devido à alta demanda. Enquanto muitas empresas falam em fechar ou em baixa de faturamento, nós estamos trabalhando a todo vapor e estudando a possibilidade de contratação de novos colaboradores”, ressaltou o empreendedor.

Ao comentar os bons exemplos dos empreendedores, o gerente regional do Sebrae em Cajazeiras, Talles Vasconcelos, destacou a importância da inovação e da criatividade em períodos de crise, como forma de criar um diferencial no mercado. “Nesse momento, os pequenos negócios precisam inovar e se manterem atentos às necessidades de seus clientes. Além disso, é necessário se reinventar para minimizar os impactos que estão sendo causados pela pandemia”, afirmou.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também