Educação empreendedora chega a 60 mil jovens do RN

TER. 19 DEZ

Em quatro anos, o Sebrae no Rio Grande do Norte levou noções de empreendedorismo para mais de 60 mil jovens estudantes potiguares, através do Programa de Educação Empreendedora. A iniciativa visa inserir o empreendedorismo dentro de todos os níveis de ensino com a oferta de cursos e projetos, como o Despertar e o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que faz o aluno perceber que empreender é algo muito natural, desde o início da sua vida escolar. As ações são desenvolvidas em parceria com instituições de ensino e envolveram, no mesmo período, aproximadamente 2,3 mil professores, que foram capacitados nessa área, alcançando uma satisfação de 89% entre esses profissionais.

De acordo com o gestor do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae-RN, Everton Lucena, 79% dos municípios potiguares já foram impactados positivamente pelas ações e 81% dos pais aprovam a atuação do Sebrae dentro do meio escolar. "São diversos relatos de melhoria do comportamento das crianças e adolescentes em família. A atuação do Sebrae é sistêmica, consolidando a cultura empreendedora nos diferentes níveis de ensino", destacou o gestor. O Programa Nacional de Educação Empreendedora foi criado em 2003 para romper o paradigma de que empreendedorismo é assunto apenas para empresários. "Educação empreendedora é para formar protagonistas".

Os números positivos foram apresentados no I Fórum Regional de Educação Empreendedora, que ocorreu em Caicó na última semana. Com o tema "Educação Empreendedora: o futuro e as novas pedagogias de ensino", a programação reuniu professores, diretores e alunos de diversas instituições de ensino. Entre os depoimentos durante o Fórum, teve destaque o do ex-aluno do Despertar, Jair de Acari, filho de pescadores da comunidade Gargalheiras, que passou a trabalhar com maquiagem e cabelo. "Aprendi o cuidado com o investimento. Colocar na ponta do lápis o quanto gasto com os produtos e quanto posso cobrar pelo serviço", explicou Jair.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, ressaltou que a educação empreendedora é a base que faz com que o analfabetismo no meio dos negócios também seja reduzido. "O empreendedorismo permeia todas as nossas atividades, profissionais ou não, e faz com que homens e mulheres tenham pensamentos mais amplos para os negócios. Faz ter um olhar diferenciado e inclusive sobre os negócios", enfatizou João Hélio.


*Com informações da Agência Sebrae de Notícias

  Revista Negócios
 Veja Também