Crédito: Imagem Free

Ecossistema da Grande Natal está entre finalistas do Prêmio Nacional de Inovação

 

A integração de agentes e nível de articulação, união e criatividade levaram o Ecossistema de Inovação da Grande Natal a estar entre os finalistas da sétima edição do Prêmio Nacional de Inovação, promovido pelo Sebrae, a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A premiação selecionou 44 projetos finalistas, sendo 35 empresas e nove ecossistemas de inovação entre 2.173 instituições de todos os estados. A iniciativa potiguar concorre na categoria Ecossistema em Desenvolvimento ao lado do de Macaé (RJ) e de Lajeado (RS). O resultado será divulgado durante solenidade à ser realizada no dia 8 de março, às 19h, na Casa Natura Musical, em São Paulo.

O prêmio visa reconhecer as melhores práticas inovadoras do país entre os anos de 2021 e 2022. As empresas concorrem nas categorias de Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação, além de um destaque para o reconhecimento de práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Os Ecossistemas de Inovação serão reconhecidos pelo nível de maturidade, nas modalidades: estágio inicial, em desenvolvimento e consolidado.

Na visão do gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Góis, a classificação do Ecossistema de Inovação da Grande Natal como um dos finalistas, é reflexo de um trabalho desenvolvido entre parceiros comprometidos com a inovação e a melhoria da competitividade das empresas potiguares. "Essa premiação é um reconhecimento a um ecossistema vem se fortalecendo a cada dia, com objetivos estabelecidos e definidos de forma integrada, gerando inovação e negócios em Natal", avalia Góis.

Os vencedores poderão indicar representantes para participarem do Master em Business Innovation (MBI) do SENAI, e participação em imersões em ecossistemas de inovação nacional e internacional, além de premiação oferecida pela organização. O anúncio dos vencedores ocorrerá na véspera da abertura do 9° Congresso Brasileiro de Inovação. Na ocasião, a Natura receberá o reconhecimento “Hors concours”, por ter sido vencedora em cinco edições consecutivas do Prêmio Nacional de Inovação.

A premiação é voltada para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviço ou agronegócio. O prêmio não avalia projetos isolados, mas a capacidade de inovação das empresas e ecossistemas.

O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com o patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a parceria do Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também