Criado em 2010 pelo economista e consultor de empresas Dernizo Pagnoncelli, o Conselho de Presidente é um grupo formado por presidentes de grandes empresas do Sul do país, que se reúnem uma vez por mês, com o objetivo de promover um aconselhamento mútuo dos líderes, visando encontrarem soluções criativas para seus negócios e futuro.
Ao longo dos mais de 40 anos de experiência em consultoria em planejamento estratégico, Dernizo Pagnoncelli observou que o presidente da empresa é um ser solitário na hora de tomar decisões e não tem a quem recorrer. “Cabe aos presidentes pensar estrategicamente e antever os cenários futuros e, para isso, o ideal é que possam compartilhar suas questões”, comenta.
A ideia é que o conselho de presidentes seja uma reunião informal, “como amigos que se sentam para tomar um chope”, na definição de Dernizo. Os participantes são convidados a entrar no grupo ou podem pedir para entrar, mas não podem ser do mesmo setor ou concorrentes, por conta da troca de informações estratégicas. “Gostaria de montar grupo no Rio e em São Paulo. Estamos procurando presidentes que tenham interesse”, comenta.
O Conselho de Presidente possui 20 membros, mas cada reunião conta com no máximo 12 integrantes do grupo. Como organizador, o consultor marca reuniões, escolhe a pauta e contrata eventuais palestrantes, de acordo com a demanda e a conveniência do grupo.
Ao fazer parte do Conselho de Presidentes, cada membro se compromete com a frequência às reuniões e a confidencialidade do conteúdo discutido. Os encontros são mensais e duram no máximo 3 horas, mas continuam, virtualmente, pela internet. Há também uma página na internet, fechada com senha para os participantes, onde são divulgados artigos e comunicados e trocadas informações. Cada membro também ganha um e-mail exclusivo, e não há nada de redes sociais. Uma vez por ano, os participantes recebem um livro que reúne reflexões valiosas de grandes “gurus” da gestão.