Crédito: Imagem Free

Durante pandemia crescem riscos de extorsão de marcas

SEX. 06 AGO

Em época de pandemia, o e-commerce tornou-se o principal meio de fazer compras no conforto e segurança de casa. Os empresários tiveram que adaptar seus modelos de negócio para atender os clientes que, cada vez mais, buscam lojas virtuais ao invés das físicas. Em 2020, o e-commerce brasileiro faturou em torno de R$87,4 bilhões de reais, e a expectativa para 2021 é de um crescimento de 26% no setor, elevando as vendas para R$100 bilhões, segundo dados de relatório da Ebit/Nielsen. Para surfar na onda e se destacar neste mercado acirrado, é essencial investir em marketing digital.

No comércio online, as lojas devem ter sites fáceis de navegar e acessíveis através de diversas plataformas, mas um bom marketplace online não é suficiente. Com o ambiente online superlotado, os negócios que disputam a atenção do público na internet passaram a ter que se destacar através de publicidade própria, para alcançar o maior número de consumidores. “Um negócio local pode atrair clientes no mundo inteiro. Porém, infelizmente, não basta ter o melhor produto ou serviço se eles não forem facilmente encontrados no emaranhado quase infinito da internet. E é aí que entra a importância da excelência do marketing digital”, afirma Daniel Filla, diretor geral, no Brasil, da AdPolice, líder mundial em controle de fraudes de tráfego digital. A empresa atua como uma patrulha digital para que anúncios de uma marca não sejam usurpados.

Para se destacar na internet por meio da publicidade, é necessário compreender que apenas o investimento em anúncios online não é suficiente. Fraudes digitais são cada vez mais comuns e práticas mal intencionadas de utilizar propagandas de outras marcas em benefício próprio são aplicadas rotineiramente, Para ter sucesso, os fraudadores aproveitam a falta de experiência e o desconhecimento da possibilidade de monitoramento dos anúncios nesse mercado. De fato, um anúncio mal monitorado pode acabar gerando mais engajamento para o concorrente, caso este queira se apropriar ilegitimamente de uma marca.

Vantagens da publicidade online

Ao investir em marketing digital, a marca fica visível para um público amplo que muitas vezes nem tinha conhecimento do negócio anunciado. A propaganda na internet também é mais vantajosa do que a tradicional porque é mais barata: ao contrário de anúncios em rádios e TVs, ou panfletos e flyers que precisam ser distribuídos um a um, um anúncio online e/ou em redes sociais pode atingir milhares de pessoas, com precisão. Uma grande vantagem de investir no marketing na internet é ir direto de encontro ao público alvo. Na internet não existe limite geográfico, então uma marca pode impulsionar seus anúncios a clientes potenciais no mundo inteiro. Ao colocar uma propaganda no ar é possível se aproveitar de algoritmos para definir as características de quem a receberá, como idade, gênero, classe social, gostos e preferências.

Cuidados a serem tomados

As propagandas online podem ser desviadas dos negócios de origem e serem direcionadas para o benefício de empresas concorrentes. Isso acontece por meio de práticas como o uso indevido de palavras-chave ou a apropriação indevida de anúncios por terceiros. O primeiro acontece quando competidores, rivais ou até parceiros usam a palavra-chave de uma marca em benefício próprio em mecanismos de busca online. Na prática, a palavra-chave é usada como ativadora de anúncios online, e quandoum cliente pesquisa o termo é direcionado para a loja concorrente.

No caso dos anúncios, eles são colocados em mecanismos de busca através de uma espécie de leilão de cliques, e o lance maior pela posição ganha o espaço. Na apropriação de anúncios, os concorrentes ou mesmo parceiros fazem uma cópia de uma propaganda e ganham da marca verdadeira por centavos. Assim, quando o consumidor interage com o anúncio, ele é encaminhado para o concorrente.

Com essa perspectiva, não basta apenas investir em propaganda, já que a média de perda dos investimentos em marketing digital devido a estas práticas fraudulentas chega a 30% do total. É necessário monitorar o alcance e eficácia dos anúncios, além de garantir que outros não se apropriem de uma marca e consequentemente, de clientes de outrem. “A pior coisa é desconhecer que o investimento feito na sua marca pode estar sendo usurpado. Vale a pena então investir em mecanismos que monitorem sua marca no universo digital, para que sua verba de marketing online seja bem utilizada e gere benefícios para você, e não para seus concorrentes”, conclui Daniel.

Sobre a AdPolice

A AdPolice combate a prática ilegal de Brand Bidding (fraude em cliques sobre marca registrada), e Ad Hijacking (sequestro de anúncios). Fundada na Alemanha em 2008, a empresa de “patrulha digital", líder mundial em seu setor, conta com mais de 200 clientes em seu portfólio, incluindo marcas como Adobe e SKY. Em 2016, a AdPolice abriu sua própria operação no Brasil, e hoje presta serviços para alguns dos maiores nomes do comércio eletrônico nacional, como Dafiti, MadeiraMadeira e Época Cosméticos.

  Revista Negócios
 Veja Também