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Dicas para impulsionar as vendas do seu negócio físico no mundo digital

 

O varejo físico foi um dos setores mais impactados pela pandemia e, rapidamente, milhares de empreendedores tiveram que transformar seus negócios. Um ano depois, a retomada das lojas físicas ainda caminha lentamente e estar conectado com o mundo virtual se tornou ainda mais essencial.

De acordo com especialistas, por conta da pandemia, a presença física está menos atrativa e o custo tornou-se maior que o benefício das vendas. “Para sobreviver, o comerciante precisa entender as opções que tem para impulsionar o seu negócio físico e começar essa migração para o digital, os marketplaces, por exemplo, são uma ótima opção. Essa é uma boa estratégia, pois assim os lojistas já conseguem ter uma estrutura montada para a comercialização dos produtos, com potenciais clientes navegando todos os dias”, explica o especialista em marketplaces e CEO da escola de negócios digitais, Universidade Marketplace, Alexandre Nogueira.

No dia 15 de março é comemorado o dia do consumidor. Data conhecida como a Black Friday do primeiro semestre. Este ano, milhares de novos consumidores estarão em busca de descontos e estar preparado pode ser uma ótima oportunidade para aumentar as vendas do comércio físico. “ Aproveitar não só o dia, mas o mês todo para realizar ações para potencializar as vendas pode ser uma importante estratégia para comerciantes que possuem lojas físicas e estoque, mas não conseguem trabalhar por conta do isolamento social”, comenta.

O especialista listou algumas dicas para ajudar na migração do negócio físico para o online, aproveitando todas as vertentes que o mundo virtual tem oferecido. Confira:

Você já possui CNPJ e os produtos

Um ponto que o comerciante de loja física já sai na frente em pular toda essa parte burocrática e de início de negócio é já possuir CNPJ e fornecedores. A facilidade na compra de produtos mais em conta e o fato de já dominar o nicho em que atua.

Busque profissionalização

Você pode ser um vendedor experiente no comércio de balcão, mas para se dar bem no mundo online é necessário buscar aprendizado e profissionalização. Existem milhares de conteúdos gratuitos e cursos que podem ajudar. A Universidade Marketplaces, por exemplo, é uma plataforma especializada em cursos para marketplaces e tudo que permeia o mundo do e-commerce. Criado em 2018, oferece capacitação para as pessoas aprenderem a desenvolver estratégias que auxiliem nos melhores resultados nas vendas online. A plataforma possui mais de 450 alunos e sua metodologia já foi aplicada em mais de 90 tipos de negócios diferentes.

Cuidado com o estoque

A venda online acelera a rotatividade dos produtos e para não ficar perdido na hora do controle é necessário ter organização no sistema e operação. Recomendo que use os mesmos códigos do físico para o online, pois facilita na hora de dar baixa no site.

Respeite as vendas

É preciso respeitar tanto as vendas do físico como o do online, sem nunca esquecer de dar baixa no sistema. Outra dica é sempre que chegar na loja, ver se existe algum pedido aprovado no online, pois se esquecer dessa checagem pode resultar no aumento da taxa de cancelamento e prejudicar a sua evolução do negócio.

Comece pelos marketplaces

A loja virtual funciona, mas gasta muito mais energia do que se fosse com marketplaces, que já estão estruturados para receber a demanda e fidelização do cliente. Uma dica é começar pelos três maiores marketplaces, que são, B2W, Magalu e Mercado Livre, pois os produtos que você prepara para esses canais você consegue levar para outros. E o mais importante, faça corretamente o planejamento da sua loja para facilitar na hora da migração para o digital e, com isso, alcançar um aumento nas vendas.

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