Crédito: Divulgação

Dia Mundial da Água: DNA Center usa tecnologia em exames que permite economia de 160 mil litros de água

TER. 22 MAR

A preservação do meio ambiente está entre os assuntos mais importantes e discutidos em todo o mundo. Um dos aspectos diz respeito à economia e o bom uso da água, importante para a sobrevivência e equilíbrio do planeta e lembrado nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água. Por isso, iniciativas de responsabilidade sustentável são sempre fundamentais. Uma delas acontece DNA Center desde 2016 e vem permitindo a economia de milhares de litros.

O laboratório adotou uma tecnologia de análise para alguns exames que proporciona a economia de 160 mil litros de água por ano. Por meio de um aparelho chamado Vitrus, é utilizado o processo de Química Seca, que dispensa o uso de água nas reações, em procedimentos de análise de exames de sangue, como ocorre em processos convencionais.

No lugar dos tradicionais tubos de ensaio e lâminas, são utilizados pequenos slides que contém seis camadas com reagentes sólidos, filtros, diferentes membranas, entre outras composições, que permitem a análise de mais de 60 parâmetros da bioquímica, para os principais tipos de exames, como colesterol, triglicerídeos, enzimas hepáticas, drogas terapêuticas, entre outras.

A economia gerada pelo processo, de 160 mil litros de água por ano, é o equivalente ao consumo mínimo de 16 casas por um mês, de acordo com estimativa da Companhia de Águas do Rio Grande do Norte, a Caern. “Contribuir com a preservação ambiental faz parte do nosso DNA. A gente sabe o quanto a água é importante para a saúde das pessoas, para manutenção do planeta e como é importante fazer um uso consciente e responsável pensando no presente e no futuro. Por isso, não abrimos mão de investir nessa técnica que garante a sustentabilidade”, destacou a sócia-diretora do laboratório, Andrea Fernandes.

  Revista Negócios
 Veja Também