Em 2023, o Dia dos Pais deve injetar R$ 99 milhões na economia de Natal e movimentar R$ 15,5 milhões em Mossoró, totalizando R$ 114,5 milhões. De acordo com o levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC), Natal deve superar o volume de vendas do ano passado, mas menos pessoas pretendem comprar em Mossoró. As informações fazem parte da nova edição da “Pesquisa de Intenções de Compras para o Dia dos Pais”, realizada anualmente pelo Instituto.
Segundo os dados coletados pelo IFC, o gasto médio dos consumidores natalenses deve aumentar em 15,9%, passando de R$ 126,43 para R$ 146,48. Além disso, a expectativa é que 62,5% dos natalenses façam compras. No ano passado, apenas 51,9% pretendiam comprar presentes em homenagem ao Dia dos Pais.
O levantamento também apurou que as compras de Dia dos Pais na capital potiguar vão se concentrar, principalmente, nos segmentos de Vestuário (51,6%) e Perfumes/cosméticos (17,4%). A maior parte dos natalenses vai procurar presentes em shoppings (43,3%) e no comércio de rua (31,3%), mas os interessados em comprar pela internet cresceram de 9,6% para 16,4% desde as comemorações do ano passado.
Segundo o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o Dia dos Pais é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelo comércio. “As empresas devem estar preparadas para aproveitar o movimento gerado nesse mês. Aqui em Natal, com mais de 482 mil pessoas querendo comprar, esperamos movimentar um montante financeiro 30% maior do que o de 2022”, explicou Marcelo
Por outro lado, em Mossoró, a pesquisa mostrou que menos pessoas pretendem celebrar a data comprando presentes. No ano passado, 46,3% dos entrevistados pelo Instituto Fecomércio RN afirmaram que iriam às compras; mas, em 2023, esse percentual diminuiu para 43,4%. O gasto médio dos mossoroenses também deve cair, de R$ 136,91 para R$ 126,54 (-7,6%).
Assim como em Natal, os produtos mais procurados devem ser os de Vestuário (40,3%) e Perfumaria/cosméticos (26,1%); mas, diferente da capital potiguar, a maior parte das vendas devem girar em torno do comércio de rua (49,1%). Para os mossoroenses que irão às compras, a escolha do local depende mais do nível de preço (36,7%) e da variedade de produtos (27%).
Apesar da intenção de compra ter recuado, cerca de 81,5 mil pessoas devem ir às compras no segundo município mais populoso do Rio Grande do Norte.