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Dia dos Namorados: 72% das pessoas pretendem presentear e varejo online precisa estar preparado para a alta demanda

QUI. 02 JUN

O Dia dos Namorados é uma das datas mais esperadas pelo varejo. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Globo, 72% das pessoas pretendem presentear os parceiros neste ano. Em 2021, o faturamento do e-commerce na data foi de mais de R$ 6 bilhões e o ticket médio, de R$ 464, considerado alto pelo mercado. Com alta expectativa de vendas, especialistas recomendam que os lojistas se preparem com antecedência para atender a demanda e também aproveitar a oportunidade para atrair novos consumidores e fidelizar os antigos.

“Como a expectativa é alta, a recomendação é estar preparado desde já para esse volume, dando sempre uma atenção especial ao atendimento. É importante monitorar o volume de registros no SAC, se antecipar aos imprevistos para oferecer soluções rápidas para o consumidor e estruturar a estratégia do negócio online”, recomenda Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios.

O especialista reforça a importância de rever as estratégias, especialmente no que se refere aos canais digitais usados. A pesquisa apontou que 31% das pessoas devem optar por comprar em marketplaces e 17% em e-commerces que vendem apenas uma marca.

De olho nos itens de desejo

Neste ano, as categorias que devem se destacar na compra dos presentes são perfumaria (24%), roupas (24%) e doces (23%). No segmento de eletrônicos, os games são a primeira opção. O vinho (31%) e cervejas artesanais ou importadas (30%) estão no topo da intenção de compra das bebidas.

Além de levar em conta o interesse do público, os lojistas devem ter em mente também que as promoções têm grande peso na conversão de vendas. No estudo encomendado pela Globo, o frete grátis foi apontado por 82% dos entrevistados como principal motivação de compra. Já os cupons de desconto apareceram em 67% das respostas.

“Todos os aspectos do negócio devem ser pensados, garantindo desde questões logísticas até as condições de compra ideais. Certamente são cuidados que não apenas facilitam a conversão das vendas, mas também aumentam as chances do cliente voltar”, pontua Eric.

Vale reforçar ainda a importância de contar com a ajuda de empresas especializadas em e-commerce e marketplaces, para garantir que as estruturas estejam habilitadas para não sofrerem falhas com o grande volume de acessos nesse período, operando com eficiência em todas as etapas de compra.

Datas comemorativas sem dúvida servem para alavancar vendas do e-commerce, varejo, marketplaces, etc, porém servem também para gerar credibilidade e fidelizar clientes. “Nesse sentido, contar com empresas especializadas, que geram através da tecnologia todo o suporte e ferramentas para a jornada de compra personalizada, se tornam cruciais para que esses clientes voltem sempre e tenham boas experiências. Aqui na FCamara, apoiamos nossos clientes dessa forma, para que tenham todos os cuidados necessários durante todo o processo, que consequentemente resultam em lucratividade para os negócios e satisfação para os consumidores”, conclui Eric.

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