Crédito: Divulgação

Dia do Trabalho: advogado trabalhista do RN destaca importância de preservação das empresas

SEX. 01 MAI

Em razão de uma greve de trabalhadores ocorrida em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, reivindicando jornada de 8 horas diárias, o dia 1o de maio foi escolhido como Dia do Trabalhador em diversos países do mundo. Uma data, portanto, que é sinônimo de luta. Porém, hoje, com a pandemia do Covid-19 afetando a economia, essa luta deixa de ser entre trabalho e capital, passando a ser da união desses contra os efeitos nefastos do Coronavírus no organismo social. É o que analisa o advogado trabalhista do Rio Grande do Norte, Rodrigo Menezes.

Segundo ele, a manutenção das empresas e dos empregos é o grande desafio colocado atualmente. "Só há a dignidade da pessoa humana, se houver empregos, e, para isso, deve-se ter um olhar mais atento para os que criam os postos de trabalho e recolhem impostos", reflete.

Menezes frisa, ainda, que não há dúvidas de que as relações de trabalho sofrem profundas mudanças com o aumento do uso de tecnologias e de trabalho em Home Office, do advento de diversas novas normas laborais num curto espaço de tempo, além de maiores cuidados com o meio ambiente de trabalho saudável, etc. "Definitivamente são novos tempos!", atesta.

Para Rodrigo Menezes, os impactos são profundos e a cooperação entre Estado, empresas, empregados é fundamental para o enfrentamento da crise. "O princípio da preservação da empresa, cujo berço é constitucional, merece mais do que nunca ser aplicado. Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. A premissa dessa frase, de autoria desconhecida, é mais do que verdadeira. Nos adaptemos todos para vencer essa pandemia", conclama.

Por fim, o advogado trabalhista recomenda que todos sigam neste enfrentamento ao coronavirus com altivez, mas sem esquecer do próximo. "Façamos isso na esperança de que passaremos por tudo isso o mais rápido possível!", conclui.

  Revista Negócios
 Veja Também