Em 11 de agosto foi comemorado o Dia da TV por Assinatura e um estudo identificou que mais de 24,7 milhões de brasileiros têm propensão a assinar o serviço, sendo que 1 a cada 5 são pessoas acima dos 65 anos (18,6%) e integrantes da classe B (61,4%). Os dados são da pesquisa realizada com uma base de 186,7 milhões de CPFs cadastrados. Os números mostram que o serviço tem o seu espaço em lares brasileiros.
O levantamento foi realizado por meio da área de Marketing Services da Serasa Experian, a primeira e maior datatech do Brasil, e indicam que mais de 60,8% desses consumidores também assinariam serviços de streaming – sendo que12% da mesma base (cerca de 23 milhões de pessoas) já usam essas plataformas.
Perfil dos “consumidores de TV por assinatura”: dados demográficos
Do total de pessoas com propensão a fechar pacotes de TV por assinatura, considerando a base da pesquisa, 47,8% são do gênero feminino. Confira abaixo o gráfico com mais informações:
A diretora de Marketing Services da Serasa Experian Isabela Torres explica que “o acesso a essas informações de perfis específicos, que podem ser o público-alvo de muitos negócios e empresas, é crucial para que o setor compreenda quais conteúdos e promoções são atrativos. Dispor de ferramentas precisas que aprimorem o direcionamento de campanhas de vendas e marketing para as pessoas certas é uma vantagem competitiva, pois aumentam o potencial de atingir os consumidores mais relevantes: aqueles com maior probabilidade de conversão”.
Ainda de acordo com o levantamento, a concentração maior de brasileiros com propensão a consumir TV por assinatura está na região Sudeste (66,6%), sendo São Paulo o estado com o maior percentual na visão por Unidades Federativas (42,6%). Veja o detalhamento estadual no gráfico a seguir:
Em relação à faixa de renda, a pesquisa indicou que a maior parte dos consumidores propensos a contratar TV por assinatura recebe mensalmente entre R$ 2,5 mil a R$ 5 mil (40,6%), pertencentes à classe C. Na tabela e no gráfico a seguir, veja o detalhamento completo deste recorte:
Pontuação do Score é regular
Score de Crédito é a pontuação que indica se uma pessoa ou empresa paga suas contas em dia. Considerando os brasileiros que têm propensão a consumir TV por Assinatura, podemos verificar que eles possuem também scores mais altos do que a média da população brasileira: o índice dos consumidores com score acima de 751 bate 32,5% - 15 pontos percentuais acima do índice da população brasileira.