Crédito: Clodoaldo Damasceno

Destinos locais e atividades ao ar livre são tendências para o turismo

SEX. 25 JUN

O setor do turismo foi um dos mais atingidos pela pandemia em todo o mundo, mas, no Brasil, começou a ganhar fôlego para se recuperar. Para apoiar o segmento visando impulsionar a atividade, o Sebrae realizou extenso estudo que mapeia os desafios, prevê cenários e aponta soluções para a retomada das atividades em todo o país. A tendência está voltada para os destinos intermunicipais e, principalmente, os pacotes que oferecem atividades ao ar livre. Isso porque, no atual cenário, o setor precisa atender a esse novo perfil de turista: preocupado e receoso, mas também empoderado e ávido por desfrutar de momentos de lazer fora do espaço onde esteve confinado por meses.

“Esse estudo feito pelo Sebrae indica como uma das tendências o turismo intermunicipal e regional, feito em veículo próprio ou alugado. Os potiguares estão buscando viajar para destinos no próprio RN ou para estados vizinhos. E isso se configura como oportunidade, pois temos atrativos nas áreas rurais, serrana e também no litoral”, avalia o gestor do Projeto Setorial do Turismo no Sebrae-RN, Yves Guerra. Segundo Guerra, o Rio Grande do Norte tem vantagens que podem ser exploradas pelos empreendedores.

Retomada do turismo

“Destinos do litoral como Galinhos e São Miguel do Gostoso, e do interior como as regiões de serra do Seridó, do Agreste e do Oeste podem se beneficiar neste cenário, Além do turismo religioso em diversos santuários espalhados pelo interior e do segmento de ecoturismo e turismo de aventura, por exemplo. São oportunidades para se captar visitantes dentro dessa nova realidade. O próprio natalense pode ser um público a ser trabalhado e, essa pesquisa, mostra que esse perfil de turista vai dar preferência a desfrutar de atividades ao ar livre, em pequenos grupos”, analisa Yves.

Segundo o levantamento do Sebrae, na retomada do turismo, os viajantes vão preferir destinos perto da cidade onde moram, aos quais possam chegar de carro. Assim, enquanto as viagens internacionais podem demorar bastante para atingir os patamares anteriores, o turismo interno ganha uma janela de oportunidade que deve ser aproveitada ao máximo. O estudo estima que o setor perdeu mais de 40% do faturamento e quase 400 mil vagas de trabalho formal em todo o país.

Para acompanhar essas tendências, o setor precisa inovar e implementar mudanças. O estudo aponta algumas, como check-in e check-out digital, aumentar a oferta de produtos exclusivos tipo ecoturismo e explorar pacotes de viagens que levem no máximo três horas. Tudo para que as famílias possam voltar a viajar com segurança, seguindo todos os protocolos de bioprevenção.

Os empreendimentos turísticos devem adotar as boas práticas e cuidados contra a Covid-19 e o Sebrae-RN pode colaborar com as capacitações e consultoria do programa de Bioprevenção, elaborada pela instituição e parceiros, que asseguram aos viajantes maior rigor quanto aos protocolos de segurança sanitária. Para saber mais acesse https://www.rn.sebrae.com.br/bioprevencao/.

Além disso, é possível estabelecer na rotina da empresa as tecnologias sem contato, cada vez mais exigidas pelo consumidor, que permitem, por exemplo, o pagamento sem a digitação de senhas ou códigos. Oferecer possibilidade de cancelamento e remarcação, também é fundamental. Outra estratégia importante é a das vendas orientadas para o futuro, a chamada voucherização. Nessa opção, o turista escolhe com antecedência o destino e as condições da viagem, como hospedagem e transporte, e paga antecipadamente por isso.

Após meses isoladas, as pessoas tendem a desejar um banho de natureza. Nesse sentido, viagens mais próximas de casa e que oferecem esses atrativos são destinos imperdíveis: natureza e esportes de aventura, atividades outdoor; adoção de boas práticas sustentáveis e sociais no turismo. O Rio Grande do Norte tem inúmeros atrativos naturais e paisagens que se descortinam, tanto no interior do estado, como no litoral potiguar.

Conheça alguns desses destinos do interior potiguar no portal www.encantosdorn.com.br.

Veja mais sobre a pesquisa Turismo: O novo normal (pós vacina) acessando o link: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/turismo-se-reinventa-para-realizar-o-sonho-de-viajar-no-pos-vacina,5fc8b62d5af19710VgnVCM100000d701210aRCRD

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também