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Desenvolvedores de software: profissionais do setor se destacam no varejo

TER. 27 SET

A comunidade de desenvolvedores de software do Brasil é uma das que mais cresce no mundo, segundo o relatório anual Octoverse, do Github, que apontou um crescimento de 40% desse grupo no ano passado no país. Esses profissionais são estratégicos em diversos segmentos e no varejo desempenham papel fundamental na transformação digital e em ações omnichannel.

“O mercado varejista é dinâmico e ágil. É função de nós, desenvolvedores, buscar soluções que promovam engajamento, inovação, velocidade e assertividade na tomada de decisão, por meio da tecnologia. No varejo físico, é possível explorar experiências em PDV digitalizados, ações de convergência entre online e offline e ERPs com dados em tempo real e muito mais”, explica Marcos Vinicius Kapp, COO da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).

Alavancando o varejo 4.0

Kapp comenta que o uso de plataformas digitais e ferramentas, como as próprias ERPs, são praticamente obrigatórias para um varejo 4.0 que deseja ter dados em tempo real, além de informações que aceleram o processo de compra dos clientes.

E para que a aplicação da tecnologia seja eficaz, o especialista aponta a importância da utilização das ferramentas em sinergia, acompanhando a velocidade do mercado. Um exemplo disso é o uso das plataformas de CRM e e-commerce, marketplaces, WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém), OMS (Order Management System) e ferramentas de fidelização de forma integrada.

Experiência do cliente

Essas tecnologias, aplicadas da maneira correta, auxiliam o lojista no desenvolvimento de ações e experiências que tornam a jornada de compras mais prazerosa e certeira para cada cliente. É possível entender o comportamento individualizado dos consumidores, e assim, atender as demandas de forma personalizada e com maior assertividade.

Na prática isso é visto com PDVs acessíveis, que estimulam a interação e o vínculo com a marca da loja, ações de fidelização de acordo com o perfil de cada consumidor, aproveitamento de datas sazonais para alavancar as vendas. “Com os dados obtidos conseguimos identificar o que os clientes procuram, e assim oferecer o que de fato precisam”, explica Marcos Vinicius Kapp.

Times preparados

Por último, Kapp lembra que a contratação de desenvolvedores deve ser estratégica. “Conhecer ferramentas de desenvolvimento, linguagens de programação, design patterns e todos os bits e bytes necessários para codificar um software já não é mais suficiente. Um bom time de desenvolvimento para o varejo precisa pensar fora da caixa, entender do negócio e, acima de tudo, conciliar a inovação tecnológica com a inovação nos negócios, atendendo aos desejos do consumidor e a todo o compliance jurídico e fiscal envolvido. Não há espaço para erros nesse mercado”, finaliza.

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