Crédito: Tânia Rêgo | Agência Brasil

Departamento de Estado dos Estados Unidos querem o Brasil na OCDE

QUA. 15 JAN

Estados Unidos querem o Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A data de admissão, no entanto, ainda está em aberto. A informação paratiu do Departamento de Estado norte-americano, que gostaria de substituir a Argentina pelo Brasil.

O presidente americano Donald Trump já havia prometido indicar o país ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. As ações dos EUA, porém, não davam sinal de cumprimento da promessa para além das palavras. Nas recomendações oficiais foram apresentados os nomes de Argentina e Romênia. Mas tudo mudou nesta terça-feira (14).

De acordo com informações do Globo, dentre os 249 instrumentos legais necessários, o Brasil já cumpriu 30% deles. Entre outras exigências para entrar na OCDE, estão: desenvolvimento de ambiente propício a uma economia de mercado, transparência no sistema fiscal e financeiro, comprometimento com regras internacionais de combate à corrupção e com os princípios estabelecidos de governança.

Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nasceu para o reerguimento da Europa no pós-Segunda Guerra, na gestão do Plano Marshall. É composta hoje por 36 países que, em comum, se comprometem com princípios de democracia representativa e economia de mercado.

  Revista Negócios
 Veja Também