Natália Pinheiro em atendimento na Clínica do Shopping

Cuidados com saúde bucal dos idosos devem ser feitos por profissional capacitado; tratamento pode prevenir doenças

SEG. 19 ABR

Quando falamos em saúde do idoso, logo se imagina os cuidados com doenças como diabetes, hipertensão, reumatismo e tantas outras. Mas a velha máxima de que “a saúde começa pela boca” também vale para quem está nessa fase da vida. Os vovôs e vovós precisam frequentar o dentista com regularidade para intensificar o processo de higienização e evitar o aparecimento de outras doenças.

O primeiro passo é procurar um profissional capacitado, com experiência voltada para esse público. Ele vai poder entender melhor em que contexto o idoso está inserido para colocar em prática o tratamento necessário. “A gente precisa estar focado na complexidade do idoso, saber que outras doenças ele tem. Por exemplo: existem medicações que podem causar alterações salivares. O conhecimento sobre isso faz toda diferença no acompanhamento”, esclareceu a dentista especialista em prótese e pesquisadora dessa área, Natália Pinheiro, que atende nas unidades da Clínica do Shopping.

Natália explica que os tratamentos mais comuns para os idosos são a busca por próteses e os problemas periodontais, como a inflamação das gengivas e o amolecimento dos dentes. O primeiro, causado, principalmente, pela cultura de não cuidar da dentição e fazer extrações de forma errada. O segundo, pela falta de higienização da boca, que pode ter relação com algum tipo de dificuldade cognitiva do idoso, como as doenças de Alzheimer e Parkinson.

“Nesses casos, a gente precisa orientar a família, os cuidadores, para que eles possam ajudá-los nesse sentido. E podemos encaminhar para outros profissionais da área da saúde que possam auxiliar nesse processo, inclusive aqui mesmo na Clínica do Shopping”, completou a dentista.

Atenção às complicações

A má higienização pode trazer ainda mais complicações para a pessoa idosa. Isso pode causar o aumento de bactérias na boca e até provocar uma piora na condição do idoso, já que a maioria tem problemas sistêmicos, como diabetes e hipertensão. Há o risco também de broncoaspiração quando restos de alimentos acumulados na boca, que podem ser aspirados até o pulmão.

Na Clínica do Shopping é possível fazer a prótese ideal para cada idoso e todo o processo de acompanhamento e adaptação. Lá, são oferecidas as próteses removíveis e as fixas. Essas últimas são feitas por meio de implante. O procedimento é realizado depois de exames que vão garantir a segurança de todo o processo. “Se for bem feita e com acompanhamento especializado, a prótese pode durar de 5 a 15 anos. Mas o idoso deve ir ao dentista com frequência, de 3 em 3 meses ou de 6 em 6 meses. É importante sempre observar o quadro de saúde da pessoa idosa para definir essa periodicidade”, aconselhou a dentista.

Sobre a Clínica do Shopping

As unidades da Clínica do Shopping oferecem um ambiente seguro para que o idoso não deixe de ir ao dentista. O ambiente é todo limpo e higienizado e os profissionais usam os equipamentos de proteção individual necessários para garantir toda segurança. Ao todo, mais de 70 profissionais de saúde atuam na Clínica do Shopping. Nas duas unidades, são oferecidas consultas e exames particulares nas áreas de cardiologia, dermatologia, nutrição, ginecologia, oftalmologia, pediatria, ortopedia, odontologia, psicologia, angiologia, dermatologia, neurologia, nutrição, entre outras. Quem deseja fazer procedimentos de harmonização facial também vai encontrar atendimento na Clínica do Shopping, incluindo preenchimentos e aplicação de Botox e Radiesse.

Todos os serviços são prestados nas instalações da Clínica do Shopping, desde a consulta até a coleta de exames. 60% das consultas são realizadas até 48 horas após a marcação. Os agendamentos são práticos e podem ser feitos rapidamente pelo site da Clínica do Shopping (clinicadoshopping.com.br) ou pelo WhatsApp 84 98629-9999. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

  Revista Negócios
 Veja Também