Andreas Dohle, Consultor da EIC Trier é recebido por Rodrigo Mello, diretor do CTGAS-ER e do ISI-ER
Crédito: Assessoria de Comunicação CTGás/Senai-RN

CTGAS-ER terá curso inédito de conversão de carros elétricos em parceria com a Alemanha

 

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), unidade referência do SENAI no Brasil para formação de mão de obra qualificada para as indústrias de energia eólica, solar e do gás, vai lançar curso inédito para especialização de trabalhadores na conversão de carros elétricos no país, em parceria com a Alemanha.

Detalhes do projeto foram discutidos na sede do Centro, em Natal (RN), entre o diretor do CTGAS-ER e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello, e o consultor da EIC Trier, a Câmara de Comércio e Indústria da cidade de Trier, na Alemanha, Andreas Dohle.

“A estrutura para o curso está sendo preparada com automóveis, ferramentas e equipamentos, e a perspectiva é que nossos professores sejam capacitados ainda neste semestre com especialistas alemães”, disse Mello. A previsão, segundo ele, é que a qualificação de trabalhadores para atuar na área, por meio do curso, tenha início em 2022. “Essa é uma das grandes novidades que temos no gatilho e prioridade no relacionamento Brasil-Alemanha que mantemos no Centro”.

O diretor regional do SENAI RN, Emerson da Cunha Batista, observa que a busca por energias limpas e o avanço delas são demandas cada vez maiores da própria sociedade. “Precisamos atuar não somente nos novos equipamentos fabricados, mas também procurar agir na melhoria ou adaptação do que já existe”, disse ele.

“Neste sentido, e considerando o que já é desenvolvido na Europa, nós que fazemos o SENAI RN estamos enriquecendo a parceria com a Alemanha através da EIC Trier para, via projeto conjunto, buscarmos acelerar essa adaptação para o Brasil dos veículos movidos a combustível fóssil para elétricos ou híbridos, assim como no passado já realizamos trabalhos nesta mesma linha para a conversão a Gás Natural”, ressaltou.

Mercado

No Brasil, a frota de automóveis elétricos ou híbridos em circulação alcançou 42.269 unidades em 2020, ano avaliado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) como o melhor da eletromobilidade no país. As vendas no período registraram alta de 66,5% em relação a 2019, ante queda de 26,6% nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves.

Com o desempenho, os “eletrificados” de 2020 (19.745) representaram 1% do total de automóveis e comerciais leves emplacados no período, uma participação que, segundo a Associação, vem evoluindo e só tende ao crescimento. É de olho nesse movimento que, segundo Rodrigo Mello, o CTGAS-ER está se estruturando para preparar os trabalhadores.

“Como provedor de pessoas qualificadas e de tecnologias, o Centro precisa enxergar o que nasce, o que cresce e se desenvolve para preparar o ambiente de pessoal das indústrias. E é justamente no nascedouro que esse trabalho começa, para que o parque industrial dê a resposta necessária a essa nova tecnologia e à demanda da sociedade”, disse ele.

No mundo, os veículos elétricos registraram participação de 4,2% nas vendas de automóveis leves em 2020, quase o dobro do registrado em 2019, quando a fatia ficou em 2,5%. Os dados são do Fórum Econômico Mundial e mostram a Alemanha entre os 10 principais países no ranking de vendas, liderado pela Noruega.

“Hoje na Alemanha 1 em cada 7 carros comprados são elétricos e nós temos muita experiência para compartilhar aqui”, disse o consultor alemão Andreas Dohle.

Mais qualificação

A parceria entre as partes para o desenvolvimento do curso de eletromobilidade marca mais uma etapa do Projeto Verena, fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado em dezembro de 2018 entre o SENAI RN, o CTGAS-ER e a EIC Trier.

O projeto resultou, por exemplo, no desenvolvimento de ações de educação profissional, com transferência de tecnologias alemães para capacitação da equipe do CTGAS na área de segurança do trabalho para a indústria de energia eólica, e na criação de um programa de formação e certificação de instaladores de paineis fotovoltaicos no estado.

Na área de energia eólica, outro fruto foi a certificação GWO/BST do CTGAS, habilitando o Centro para oferecer treinamentos básicos de segurança reconhecidos pela Global Wind Organisation, organização com presença global que desenvolve padrões de segurança e treinamento para o trabalho em turbinas eólicas onshore (em terra) e offshore (no mar).

O Projeto Verena, que se encerraria em outubro deste ano, será prorrogado até dezembro e poderá ser sucedido por outras iniciativas conjuntas de capacitação de pessoal, prestação de serviços de assessoria e consultorias.

Na reunião, o consultor alemão que representa a EIC Trier disse que está se plantando a semente de um novo projeto. “Há um desejo de ambas as partes de continuar trabalhando juntos”.

Conversas nesse sentido já começaram e apontam para possíveis novas formas de cooperação na formação de pessoas nas áreas de energia eólica offshore – a produção da “energia dos ventos” com parques eólicos no mar – e de indústria 4.0, uma frente que, segundo definição da Confederação Nacional da Indústria (CNI), engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem.

*Por Renata Moura (Senai-RN) para a FIERN

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