Cresce participação feminina no mercado de trabalho

SEX. 05 ABR

Nos últimos seis anos, mais de dois milhões de mulheres ingressaram no mercado de trabalho. Neste período, a participação feminina aumentou, inclusive, numa velocidade mais acelerada que a dos homens. Em março de 2012, quase 37 milhões de mulheres faziam parte da população ocupada. Já no segundo semestre de 2018, o número se aproximou dos 40 milhões. Os dados são da pesquisa realizada com base em números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação das mulheres no mercado de trabalho vem aumentando significativamente. 

No Grupo Vila, o cenário também é positivo para o público feminino. Dos mais de mil colaboradores da empresa, que é destaque no segmento funerário da Região Nordeste, cerca de 50% são mulheres. Algumas delas, inclusive, ocupam cargos estratégicos na organização. O setor de vendas, por exemplo, é majoritariamente composto por mulheres. Com uma equipe formada por, aproximadamente, 200 mulheres em atividade. 

Um dos exemplos desse time é Regina Moreira, 46 anos, supervisora comercial do Plano Sempre, que ingressou na empresa como vendedora externa, há 13 anos. Com uma história de vida marcada pela superação de vários desafios, mais que ocupar um lugar de liderança, a supervisora toma as feições de mãe, que com carinho e pulso firme, procura extrair todo o potencial que suas vendedoras possuem.

Para a supervisora comercial, que mantém a energia, bom humor e disposição, ter passado pelas mesmas situações que as vendedoras passam hoje faz muita diferença ao entender perfeitamente suas histórias. “Lembro quando recebi meu primeiro salário como vendedora e no supermercado disse à minha filha que escolhesse tudo o que ela quisesse”, comenta.

Hoje, Regina Moreira faz questão de incentivar as colaboradoras a sempre sonharem bastante. “Costumo dizer que sonhem grande, pois com determinação é possível sim chegar longe e conquistar todos os seus objetivos. Eu sou um exemplo disso, minha vida, pessoal e profissional, mudou completamente. Por isso, não desperdice as oportunidades que a vida te dá, faça a diferença” aconselha.

Outro exemplo de dedicação é Flaíse Souza, 29 anos, vendedora externa que ingressou no Grupo Vila há quatro anos. “Já trabalhei em mais de 10 empresas, pois não conseguia encontrar um lugar que me fizesse feliz e onde realmente me sentisse valorizada pelo meu trabalho”, sinaliza. Ela conta que essa situação mudou quando passou a integrar a equipe do Grupo Vila, mesmo sem experiência na função. 

Para Flaíse, muitas das vezes, abordar as pessoas em suas residências não é uma tarefa fácil. “Por vezes, já fui mal recepcionada. Mas, isso não me faz perder o otimismo, pois sei que existirão outros clientes que me receberão muito bem”, conta. 

Segundo ela, lidar diariamente com os clientes, oferecendo os serviços de “porta a porta”, tem gerado muitos ensinamentos para a vida. “Aprendi mais sobre gratidão. Sobre agradecer mais as as oportunidades que temos, como meu emprego. Foi através dele que eu pude conquistar minha independência e construir a minha casa exatamente como eu sonhava, o próximo passo é terminar minha faculdade no curso de Serviço Social” comemora.

 

  Revista Negócios
 Veja Também