Copa aquece comércio e movimenta cenário econômico

 

A cada quatro anos, os brasileiros param para ver a Copa do Mundo de Futebol. As cidades ganham as cores verde e amarela, do Brasil. E o futebol se torna o assunto principal em qualquer mesa: no bar ou no escritório. Lojas e restaurantes também são tomados pela euforia da Seleção, que estreia no dia 17 de junho no Mundial da Rússia, 21ª edição do torneio da Fifa. Os números em torno da competição dão a medida da paixão do público. A Copa do Brasil, em 2014, por exemplo, registrou 3,2 bilhões de espectadores nas transmissões de TV nos 64 jogos disputados nos 12 estádios do País.

Sob o ponto de vista do varejo, os comerciantes podem se beneficiar, e muito, se souberem aproveitar as oportunidades que um evento esportivo dessa magnitude proporciona. De acordo, com Távio Almeida, diretor regional da Gomes de Matos – Consultores Associados, a dica é ampliar o mix da loja, agregando coleções pertinentes aos itens já comercializados. “De toda forma, é preciso ficar atento para não investir muito alto e acabar com um estoque muito grande”, reforça.

Tavio Almeira explica que esta é mais uma data para que as vendas sazonais sejam uma alavanca no faturamento das empresas, por exemplo, de brindes e fardamento esportivo, nas de eletrônicos com a venda televisores, home theather e outros. “A hora de investir em estrutura e projetos para atender esta demanda é agora. Se deixar para explorar essa possibilidade só com a chegada do evento o empreendedor acaba perdendo muitas oportunidades”, destaca.

O grande evento que movimenta todos os cantos do mundo e anima as pessoas a abrirem seu próprio negócio.
Vale destacar e alertar para quem busca 'surfar' na onda durante o período embarcando em algum negócio em cima da hora. “É preciso pensar bastante na sazonalidade do negócio e com a Copa alguns negócios crescem e outros param. Assim, é um ano de oportunidades, mas é preciso tem bom senso e cuidado na hora do investimento”, orienta o consultor.

 

  Revista Negócios
 Veja Também