Visita à feira é parte de uma extensa programação que acontece no continente europeu e que tem como objetivo divulgar as potencialidades da agricultura familiar brasileira
Promovida pelo Consórcio Nordeste, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Sebrae, União das Cooperativas da Agricultura Familiar e de Economia Solidária (Unicafes) e governos estaduais, a Missão Internacional da Agricultura Familiar teve início na Anuga, maior feira de alimentos e bebidas do mundo. Na oportunidade, o Rio Grande do Norte está sendo representado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf/RN) e cooperativas locais.
Durante a Anuga, as cooperativas têm um espaço especial no estande da ApexBrasil, com a exposição dos produtos, além de visitas guiadas para que os agricultores familiares possam conhecer, trocar experiências com produtores de todo o mundo e estabelecer contatos para futuros negócios. A feira, que ocorre a cada dois anos, movimentou cerca de US$ 530 milhões em negócios na edição de 2023.
A Unicafes/RN, a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Potengi (CoopPotengi) e a Cooperativa de Comercialização Solidária Xique Xique (CooperXique) são as representantes do RN, ao lado do titular da Sedraf/RN, Alexandre Lima, na Missão Internacional.
Para a coordenadora da CoopPotengi, Cicera Franco, a oportunidade de participar de um evento com essa magnitude pode-se considerar única, principalmente no que se refere à forma de apresentar os produtos para o processo de comercialização. “O ganho de experiência que estamos adquirindo será convertido diretamente em uma maior profissionalização dos nossos processos de produção e venda de produtos. Voltaremos com a bagagem cheia de aprendizados e lições para colocar em prática”, explicou.
Durante a abertura da feira, Alexandre Lima, que também é o coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, ressaltou que a agricultura familiar do Nordeste está pronta para colocar seus produtos em qualquer mercado do mundo. “Temos aqui produtos de qualidade, que estão preparados para qualquer mercado do mundo. São produtos de excelência, selecionados por cooperativas que já estão no nível de maturidade, que já comercializam no mercado interno brasileiro e agora estão se desafiando no mercado internacional. Porque a agricultura do Brasil também é a agricultura familiar”, afirmou.
Alexandre também relembrou que a região Nordeste abriga quase 50% dos agricultores familiares do Brasil, dimensionando a importância do segmento para a economia e a segurança alimentar da região, e ressaltou que a nova fase vivenciada pelo segmento de internacionalização e agregação de valor é fruto dos robustos investimentos na verticalização e na agroindustrialização da produção da agricultura familiar realizados pelos governos dos estados do Nordeste, com apoio fundamental do Governo Federal brasileiro.
De acordo com a presidente da CooperXique e da Unicafes/RN, Neneide Lima, as vivências na Missão Europa estão construindo um legado importante. “Estamos conhecendo vários compradores da Europa e tentando negociar com eles nossos produtos nesta importante rota de exportação. Então está sendo uma experiência única, na qual é importante reconhecer o papel do Governo do RN, via Sedraf, e também do Consórcio Nordeste, por nos incluir e nos dar protagonismo”, detalhou.
Portugal: aprendizado, diálogo e estratégia em Lisboa
De 7 a 10 de outubro, a delegação segue para Lisboa. O foco em Portugal é estratégico, combinando capacitação e rodadas de negócios. A agenda prevê um workshop sobre exportação e um encontro de apresentação dos produtos a potenciais importadores portugueses, momento conduzidos por especialistas:
Ingo Kniepert, especialista em importação e distribuição de produtos exóticos, debaterá a organização de uma cooperativa na Europa para a comercialização dos produtos da agricultura familiar.
Marco Lessa, criador da Casa Brasiliana, irá participar de uma rodada de conversas com os agricultores. Seu projeto inovador é focado em promover produtos brasileiros e viabilizar negócios para empreendedores de pequeno e médio portes, cooperativas e associações.
A etapa em Portugal será concluída com a apresentação da experiência bem-sucedida do projeto de exportação da Unicafes/BA, em parceria com a ApexBrasil.
*Com informações da assessoria de comunicação do Consórcio Nordeste
Fotos de Karoline Meira