Crédito: Divulgação

Controladora da Cosern, Neoenergia investe em modilidade elétrica

QUA. 11 MAR

A Neoenergia, uma das principais elétricas do país e que tem como um de seus pilares a inovação, investe em mobilidade elétrica e novas tecnologias para prestar serviços cada vez mais sustentáveis à população. De olho no futuro, a companhia aposta em iniciativas de descarbonização, premissa estratégica para a empresa, e o crescimento em geração de energia renovável, em especial a eólica.

  A novidade para este ano é a utilização de uma frota própria de veículos movidos a eletricidade, como forma de servir como modelo em um cenário já em transformação. Para inaugurar a iniciativa, que também beneficiará o atendimento aos 14 milhões de clientes da Neoenergia, o CEO da empresa, Mario Ruiz-Tagle anuncia que a nova frota tem veículos 100% elétricos testados pelo próprio executivo. “Veículo elétrico é o caminho. Veículo elétrico na Neoenergia, hoje, é o presente”, afirmou ao fim da viagem.

  Com esta mudança, a companhia garantirá uma redução total de emissão de gases poluentes e do custo referente ao abastecimento, comparado com veículos a diesel. Além disso, a Neoenergia terá carregadores elétricos em todas as bases regionais e administrativas da empresa, distribuídas nos estados de SP, RJ, BA, PE e RN.

  O Brasil vem passando por um período de aceleração dos novos formatos de consumo e a Neoenergia se prepara para ser um importante agente nesse caminho. A empresa está em constante transformação e segue uma tendência global de ser uma plataforma de serviços e soluções integradas para seus clientes.

  As ações são parte da estratégia da empresa que visa contribuir para transformar uma realidade que vem prejudicando o planeta: os meios de transporte representam 25% de todas as emissões de CO2 no mundo, segundo um estudo realizado pelo Programa de Mobilidade Elétrica da Organização das Nações Unidas (ONU).

  O carro elétrico, além de poluir menos, traz vantagens, como, por exemplo, apresentar consumo menor e preço quatro vezes mais baixo em distâncias similares às percorridas com outros combustíveis. Além disso, não emitem sons, evitando a poluição sonora e são um incentivo à economia financeira e à consciência ecológica.

   A Neoenergia possui um portfólio de investimentos focado em energia renovável. Um exemplo é o complexo eólico, com previsão de adição de mais 1,3 GW ao seu parque gerador com a entrada em operação das usinas de Baixo Iguaçu, finalizada em 2019, e de Oitis e Chafariz, que possuem previsão de início de funcionamento para 2022.    

Sobre a Neoenergia - Neoenergia é uma companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Controlada pela espanhola Iberdrola, atua no Brasil desde 1997, sendo uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados, os seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP) atendem a 14 milhões de clientes, que reúnem 34 milhões de pessoas.   A Neoenergia possui 4 GW em operação, sendo 88% de energia renovável e 1 GW em construção. Em transmissão, são 679 km de linhas em operação e 4.862 km em construção.

Por meio do Instituto Neoenergia, que completou um ano em 2019, promove iniciativas com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades em que a empresa atua, sendo o representante da Fundación Iberdrola no Brasil. Os principais objetivos são a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e para o desenvolvimento sustentável.

  Revista Negócios
 Veja Também