Dezembro é um mês marcado por intensa movimentação durante no comércio potiguar. O período de fim de ano significa para os lojistas crescimento do faturamento nas vendas, principalmente quando o assunto é o presente. Alguns itens tradicionais se destacam na procura, ainda que neste ano o consumidor tenha gastos mais limitados.
De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em todo o país cerca 13,2 milhões de pessoas devem deixar as aquisições de Natal e Ano Novo para os últimos dias antecedentes às comemorações. A CDL Natal aponta que o crescimento esperado para as vendas natalinas é de 3,5% em relação ao ano passado, tanto na capital potiguar quanto na região metropolitana.
Conforme o levantamento da CNDL, para 48% dos entrevistados o principal motivo para postergar as compras é a expectativa por promoções. A gerente de loja da Pratas Art, marca especializada em joias de prata, aponta que nesse período a maior procura tem sido pelas opções de presentes mais em conta, para presentes de amigo secreto, por exemplo. “Os preços da Pratas Art variam, é possível encontrar desde as joias com valores maiores aos mimos mais baratos. Nesse fim de ano, a maior procura tem sido pelas famosas ‘lembrancinhas’, que custam a partir de R$16”, explica Magaly Paula.
Um estudo do Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Fecomércio RN explica por que isso acontece. De acordo com o órgão o preço dos produtos e os descontos estão entre os primeiros fatores influenciadores de compra mencionados. Além disso, os maiores presenteados serão os filhos, mães, cônjuges e pais, que podem ser agraciados com itens tradicionais, como as joias e acessórios, que também combinam com a modalidade de auto presente, para composição de looks para as festividades.
Além das lojas Pratas Art, a marca abriu recentemente a Libellule Pratas, localizada no Partage Norte Shopping, que dispõe de produtos e presentes também para orçamentos mais limitados a partir de R$14. “Temos recebido uma movimentação bastante satisfatória justamente por essa grande demanda pelos presentes. As peças da marca são compostas por um design que aposta no charme e delicadeza, sem abrir mão da força feminina, perfeitas para presentear nos amigos secretos tão recorrentes”, comenta o diretor comercial da Libellule Pratas, Rodrigo Fávaro.
Libellule Pratas
1° Piso do Partage Norte Shopping
Pratas Art
1° piso do Midway Mall
Galeria Barão do Rio Branco