Consultor cita erros comuns no atendimento ao cliente

QUA. 11 SET

Atender bem o cliente não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Um bom atendimento ajuda a levar uma empresa ao sucesso, pois, hoje, isso é um diferencial competitivo. Inclusive, muitas pessoas deixam de comprar em determinado lugar porque, na concorrência, o atendimento foi melhor. É preciso ter em mente o que o consumidor valoriza. O economista e consultor de empresa, Dernizo Pagnoncelli, fala sobre alguns erros comuns no atendimento ao cliente:

O cliente é único, especial, portanto, precisa de tratamento personalizado.  Se ele tem um problema, para ele aquela situação é a mais importante,  e o atendente, a empresa o trata como mais um, sem a devida atenção. O cliente tem que ter um tratamento personalizado;

É preciso “vestir o sapato do outro”. O atendente tem que se colocar no lugar do outro. Pensar como ele gostaria de ser atendido.   Quem gosta de estar falando e a outra pessoa teclando no celular? Ou o atendente pedir para repetir toda hora o que foi solicitado?;

“Mau humor pode colocar tudo a perder”.  Isso é fatal. O mau humor do atendente pode jogar por terra todos os esforços da empresa para conquistar o cliente. O sorriso e a gentileza são armas muitos importantes;

“Ilusão do poder”.  A humildade de servir com atenção e foco no cliente é fundamental. Humildade não é fraqueza e sim inteligência. Tratar com soberba é um grande erro;

“Figura do professor aloprado”. É aquele profissional que acha que o cliente conhece o seu dialeto.  Ele não consegue passar ou expressar exatamente o que é preciso. Ele usa termos que o cliente desconhece.  Empresas de seguro, por exemplo, costumam usar a palavra “prêmio”, que para o cliente pode ser um presente, mas para empresa é uma prestação.

 

Mais dicas simples:

Chame o cliente pelo nome;
Nunca minta. Seja sempre transparente;
Não deixe o cliente esperando e nem faça o jogo do “empurra empurra”.

 

  Revista Negócios
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