Crédito: Mayara Goulart Lima

Construtech Brasil ao Cubo apresenta primeiro edifício off-site volumétrico da América Latina

SEX. 07 MAI

A construtech Brasil ao Cubo (BR3) apresenta sua obra mais ousada e surpreendente até os dias de hoje e que também pode se tornar um marco na construção civil brasileira. Trata-se de um edifício comercial de oito pavimentos, com cerca de 3,3 mil m², que foi instalado na região central de Tubarão, município sede da Brasil ao Cubo no sul do estado de Santa Catarina. Todo o processo de fabricação e instalação ocorreu em apenas 100 dias, sendo 20 deles dedicados exclusivamente à acoplagem no local. Suas dimensões e prazos o tornam um projeto único na América Latina.

Segundo Ricardo Mateus, CEO e fundador da construtech, trata-se de algo nunca antes visto no mercado brasileiro. “O Edifício Level foi fabricado e acoplado em 100 dias. Um tempo recorde sem precedentes na construção civil brasileira”, destaca. Com cerca de três mil e trezentos metros quadrados distribuídos entre os oito pavimentos, o Edifício Level ainda se destaca por ter recursos sustentáveis, como painéis fotovoltaicos nas fachadas e cisternas para o armazenamento da água de chuva. Além disso, ainda há sistema de ventilação cruzada, possibilitada pelo grande átrio que abrange todos os oito pavimentos, e brises modulares que reduzem a incidência solar, assim garantindo o conforto térmico e diminuindo a necessidade de uso do sistema de ar condicionado.

Ainda segundo Ricardo, há uma carência em nosso mercado de soluções construtivas ágeis que atendam obras no setor de edifícios de múltiplos pavimentos e a Brasil ao Cubo busca se destacar nesta área por meio da construção off-site. “As obras convencionais, normalmente, se estendem além do prazo estipulado, não respeitam orçamento e causam grande impacto ambiental durante a execução. Já uma obra feita em fábrica (off-site) permite maior controle de qualidade, reduzir expressivamente prazos, seguir um orçamento assertivo, reduzir desperdícios, diminuir o uso de água na construção e gerar menos resíduos.”

“Executar a obra de um edifício de múltiplos pavimentos em construção off-site sempre foi um dos objetivos da Brasil ao Cubo. Poder iniciar neste novo setor em nossa cidade de origem é ainda mais gratificante, pois foi em Tubarão que a caminhada rumo à industrialização da construção civil começou e poder entregar aqui uma obra que pode representar um marco na história da construção civil nacional é uma grande honra. A construção é o maior edifício de construção off-site volumétrica da América Latina”, comemora Ricardo.

Vale destacar que, devido ao avanço da pandemia de COVID-19 no Brasil, a empresa está à frente da ampliação e construção de diversos hospitais de Norte a Sul do Brasil. Em 2020, a construtech construiu 5 hospitais permanentes em apenas 115 dias, foram 333 leitos que salvaram vidas.

A ampliação do Hospital M’Boi Mirim, em São Paulo, possui 100 leitos em mais de 1350 m² que foi entregue em 33 dias, considerando desde o início dos projetos até a entrega das chaves. Mais recentemente, em 2021, a construtech está construindo a ampliação de dois hospitais, com obras permanentes que ficarão de legado para a população após a pandemia: o Hospital Vila Santa Catarina, no município de São Paulo, que contará com 40 novos leitos de UTI e o Hospital Regional de Samambaia, no Distrito Federal, que ampliará o atendimento existente com 100 novos leitos hospitalares com assistência respiratória.

Parceiros

Projeto arquitetônico assinado pelo escritório de arquitetura ATO9, a construção contou com apoio da Gerdau como fornecedora de aço - principal matéria-prima utilizada – e com a Rede de postos Premier - cliente investidor.

Sobre a Brasil ao Cubo (BR3)

www.brasilaocubo.com

A Brasil ao Cubo é uma construtora com foco na antecipação dos prazos. Através da gestão ágil e técnicas de industrialização, as obras são executadas, em sua maioria, com estruturas metálicas, em que até 90% do escopo pode ser fabricado fora do canteiro. Isso só é possível porque os projetos são criados do zero e dimensionados com engenharia e arquitetura para atender as necessidades de cada obra, sendo assim, possível adequar-se a todo tipo de construção.

Uma das soluções da Brasil ao Cubo é a construção off-site, técnica que consiste em fabricar a obra fora do terreno em estruturas metálicas, com hidráulica, elétrica, esquadrias, mobiliário e todos os acabamentos, tudo em um ambiente industrial com controle de qualidade, redução de desperdícios e maior agilidade nos processos. Depois de fabricada, a obra é transportada para o terreno, fazendo com que o tempo e o impacto no local sejam extremamente reduzidos.

Ao todo, a Brasil ao Cubo já construiu mais de 150 obras e foram mais de 110.000m² nos setores industrial, comercial, educacional e hospitalar, com prazo, em média, 4x mais rápido quando comparado a sistemas construtivos tradicionais. Uma das obras recentes de destaque da empresa é o Edifício Level, o mais alto edifício metálico off-site volumétrico na América Latina. Com oito pavimentos e cerca de 3.300m², o edifício foi fabricado e instalado em apenas 100 dias.

Link do vídeo: youtu.be/gilf3sHi7xg

  Revista Negócios
 Veja Também