Consórcio aproxima governos do NE das fontes de recursos

TER. 26 NOV

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste fechou com êxito a rodada de encontros de trabalho com federações empresariais, agências internacionais de investimentos e o primeiro escalão dos governos da França, Itália e Alemanha. A missão realizada pelos governadores da região, de 15 a 22/11, firmou o Consórcio como representante institucional em futuras negociações para investimentos oriundos desses países, nas áreas de turismo, agricultura familiar, saneamento básico e energias limpas, entre outras que despertam o interesse dos europeus.

“Recebemos sinais claros do governo alemão que tem interesse em estreitar laços conosco, ampliar a integração. Vamos ter encontros no primeiro semestre do ano que vem para dar continuidade às tratativas que iniciamos aqui", disse a governadora Fátima Bezerra, ao citar exemplos de resultados objetivos da missão. O trabalho de aproximação com as fontes de investimentos incluiu encontros prévios no Brasil, promovidos pelos governos estaduais ou por instituições empresariais.

Depois de cinco dias na Europa, a governadora participará nesta terça-feira (26), em Pequim, do Seminário de Comunicação e Cooperação Financeira Internacional “Um Cinturão, Uma Rota”. O evento é promovido pelo Bank of China e direcionado a países de língua portuguesa, para promover a cooperação comercial, o intercâmbio cultural e identificar potenciais e oportunidades de investimentos. Fátima viajou a convite e com as despesas pagas pelo banco chinês.

Projetos
“Em época de aperto fiscal e restrição de investimentos aqui dentro, não podemos ficar de braços cruzados. Precisamos ir atrás dos recursos onde eles estiverem”, afirmou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, que integra o Conselho Diretor do Consórcio do Nordeste e participou da missão. Ele destacou a receptividade de agentes públicos e privados europeus à formatação do Consórcio, que permite a relação direta com os governos da região, sem a mediação da União. Uma inovação política – no sentido institucional – e de gestão que aumenta a musculatura de cada estado em negociações sobre investimentos na região. Um exemplo concreto é o da Agência Francesa de Desenvolvimento, ligado ao Governo da França, que tem recursos e interesse manifestado em investir em agricultura familiar e desenvolvimento sustentável no Nordeste.

“O consórcio dá escala regional ao impacto social e econômico dos programas de financiamento, o que também é levado em conta por governos e pelo setor empresarial, assim como as premissas de desenvolvimento sustentável e conservação ambiental”, acentuou Fernando Mineiro. Ele destacou que a obtenção de novos investimentos internacionais interessa ao Governo do Estado também para assegurar a continuidade de programas e ações hoje no âmbito do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN – o Governo Cidadão –, realizado com recursos do empréstimo do Banco Mundial e coordenado por Mineiro. O contrato vence em março/2021.

Uma das ações mais importantes do Governo Cidadão – a reestruturação de 39 queijeiras do Seridó, com investimentos de R$ 20 milhões – deu sabor especial ao primeiro evento da governadora em Paris, na manhã de domingo (17). Ela apresentou aos franceses amostras de queijos produzidos pelos beneficiários do projeto. A degustação ocorreu no Mercado de Rungis, um grande centro atacadista, a convite de Claude Maret, presidente da Federação dos Queijeiros da França. A articulação foi feita por Débora de Carvalho Pereira, presidente da Associação SertãoBras e mestra queijeira na França. A degustação, que pode abrir mercado para a produção futura das queijeiras, é parte do intercâmbio iniciado com a participação de uma delegação francesa no Encontro Nordestino de Leite e Derivados (ENEL), em Parnamirim (RN), em agosto passado.
 

  Revista Negócios
 Veja Também