Conselho do Sebrae-RN elege nova diretoria executiva

TER. 04 DEZ

O Conselho Deliberativo do Sebrae do Rio Grande elegeu o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte – Fecomecio/RN, Marcelo Queiroz, para presidir o colegiado no período de 2019 a 2022. Em duas reuniões extraordinárias consecutivas, ocorridas na sexta-feira (30), além do presidente do CDE, também foi eleita a diretoria executiva da instituição, tendo sido reconduzidos aos cargos de diretores superintendente e técnico, respectivamente, José Ferreira de Melo Neto e João Hélio Cavalcanti. Para a diretoria de operações foi eleito o engenheiro civil Marcelo Saldanha Toscano em substituição ao atual diretor Eduardo Viana, que continua na casa como funcionário de carreira.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual, agropecuarista José Álvares Vieira, presidiu a reunião que contou com a presença de representantes de todas as entidades que compõem o Conselho, que elegeram, por unanimidade, os quatro candidatos. “O Conselho mais uma vez mostrou maturidade e a responsabilidade que tem em conduzir alguns dirigentes e outros vieram para poder somar. Acho que o Sebrae mais uma vez está de parabéns pela diretoria que elegeu, juntamente com o nosso presidente Marcelo Queiroz”, avalia Vieira.

Marcelo Queiroz destacou que o Sebrae é uma instituição que goza de excelente reputação, tem o respeito da classe empresarial e da sociedade, além de possuir um quadro de colaboradores competente e eficiente. “Vamos dar continuidade a esse trabalho importantíssimo de apoio às micro e pequenas empresas e aos empreendedores, contando com a competência da diretoria e dos colaboradores para fazermos o melhor pelo setor produtivo do estado do Rio Grande do Norte”, promete Marcelo Queiroz.

O diretor superintendente reeleito, José Ferreira de Melo Neto, planeja ampliar um trabalho consolidado e reconhecido, tanto pela classe empresarial, como pela sociedade e o próprio Sistema Sebrae. “O Sebrae está num patamar de eficiência muito grande junto ao Sistema, e a nossa ideia é mantermo-nos neste patamar. Temos um novo presidente do Conselho, Marcelo Queiroz, que é um empresário respeitado e que conhece muito bem a casa. E recebendo um novo colega, que é o engenheiro Marcelo Toscano e vamos continuar mantendo o nosso nível de eficiência e desempenho”, afirma Melo.

O diretor técnico João Hélio Cavalcanti assegura que ao mesmo tempo em que considera gratificante a sua reeleição, assume um novo e grande desafio, vez que a sua recondução ao cargo é decorrente do reconhecimento, pelo Conselho, de um trabalho feito com muita dedicação e comprometimento com a causa da micro e pequena empresa. “Temos uma equipe com muitas competências e comprometida com a missão da empresa. A força de trabalho dessa instituição irá permitir uma gestão com muitos avanços e conquistas para milhares de empresários do Rio Grande do Norte”, acredita João Hélio.

Grandes desafios
O presidente do CDE eleito pretende dar continuidade as parceiras com a iniciativa privada e organismos governamentais, que possam fortalecer o segmento das micro e pequenas empresas e estabelecer novas parcerias que venham contribuir para o desenvolvimento do estado. O Sebrae é, segundo Marcelo Queiroz, uma instituição de fomento ao empreendedorismo e estímulo às pessoas que planejam abrir um negócio. “Tem uma importância fundamental e estratégica para alavancar o desenvolvimento econômico e social do estado e de todo o Brasil. O Sebrae tem um diferencial porque respeita os funcionários, criando uma harmonia entre as equipes e através da valorização das pessoas que trabalham na casa, oferece capacitações e uma gestão compartilhada com a diretoria”, avalia.

O diretor superintendente do Sebrae destacou como metas para o novo período da sua gestão grandes desafios, como a transformação digital na instituição e alguns projetos importantes para o Rio Grande do Norte, como a questão das energias renováveis, o suporte às oficinas de costuras, o momento atual do setor de petróleo e gás, recém destravado com o processo de privatização de campos maduros e os negócios de impacto social. “Eu acredito com muito otimismo na retomada do crescimento do Brasil”, declara Melo.

O engenheiro civil Marcelo Toscano, que ocupará a diretoria de operações do Sebrae-RN é o atual diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e assumirá o novo cargo com a expectativa de poder contribuir com o trabalho dos colaboradores do Sebrae para fortalecer o segmento das micro e pequenas empresas no Rio Grande do Norte. Para tanto, espera contar com o apoio das equipes e da diretoria eleita para uma gestão compartilhada e exitosa. “O crescimento e bom desempenho de uma instituição, como o Sebrae, deve-se ao trabalho de todos. Além da dedicação de todos os funcionários, a gestão dos dirigentes é essencial para o êxito da nossa missão”, afirma o diretor eleito.

Marcelo Toscano tem especialização em Petróleo e Gás e Gestão Empresarial Ambiental e é conselheiro da Companhia Potiguar de Gás (Potigás) e atual vice-presidente pelo nordeste da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). Foi diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Idema) e Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo.


Fonte: Agência de Notícias do Sebrae/RN
 

  Revista Negócios
 Veja Também