Crédito: Imagem Free

Conheça 4 programas de inovação para impulsionar sua startup

 

No ano de 2021, o Brasil ocupou a 57ª posição no Índice Global de Inovação (IGI). Trata-se de um termômetro para mapear, entre 132 países, o desenvolvimento em inovação e identificar tendências. Diante disso, programas de inovação ganham ainda mais destaque no mercado, impulsionando o setor de tecnologia.

Segundo a NeoVentures, estima-se que mais de 300 empresas no país mantenham programas de engajamento com startups - número que era inferior a 40 em 2015. Por meio deles, busca-se boas ideias, soluções e tecnologias para os negócios, que tragam redução de custos, agilidade em processos e melhores resultados.

“O principal objetivo é encontrar startups que tenham soluções inovadoras para melhorar o desempenho da organização, por meios e desafios das mais diversas categorias. E existem muitos benefícios em se ter um programa como este, entre eles, engajar toda a companhia, gerar valor para o negócio e promover aprendizado”, explica André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG, programa de inovação da construtora que está presente em projetos industriais, obras de infraestrutura, mobilidade urbana, energia, óleo e gás.

Outras grandes empresas possuem programas de inovação e, pensando nisso, Medina lista quatro iniciativas para startups ficarem atentas às oportunidades, incluindo o Vetor AG.

Vetor AG

O programa da Andrade Gutierrez busca soluções para as maiores obras do Brasil, que ajudem a reduzir a necessidade de trabalho braçal nos canteiros de obra e padronizar a pré-fabricação, construção modular e industrialização. Além disso, o Vetor AG é a ponte entre soluções inovadoras do mercado e a Andrade Gutierrez. Alguns diferenciais do Programa são agilidade na contratação de startups, oportunidade de investimento e auxílio financeiro para pilotos.

Conheça mais em: http://vetorag.com.br/

Açolab

O Açolab é um programa de inovação da Arcelor Mittal, líder mundial na produção de aço e um dos maiores em mineração. O propósito do programa é aumentar a competitividade da Arcelor Mittar, através de soluções em parceria com startups. O foco principal é o desenvolvimento de PoCs (Prova de Conceito) e MVPs (Mínimo Produto Viável). Alguns dos benefícios são conectar a inovação com diversas áreas da empresa e o ecossistema de inovação e o desenvolvimento de novos modelos de negócio.

Conheça mais em: https://www.acolabam.com.br/

FIEMG Lab

O FIEMG Lab é um programa de inovação que possibilita o desenvolvimento econômico no ecossistema de inovação para empreendedores e indústria. Ao todo, são cinco fases e sete meses de trabalho com foco na solução de desafios propostos, ou seja, o objetivo final é encontrar soluções inovadoras que possam ser identificadas, conectadas e aplicadas no dia-a-dia da indústria. Até o momento, foram 101 indústrias impactadas na terceira jornada do programa, 260 negócios gerados com a indústria e mais de R$ 46 milhões em negócios gerados.

Conheça mais em: https://fiemglab.com.br/

Vedacit Labs

Programa da empresa de impermeabilização Vedacit busca ideias que tornem o ciclo de vida de uma edificação saudável e sustentável, reduzam os custos das obras, sejam velozes na execução para construtoras e incorporadoras e evitem desperdícios em geral. O programa é direcionado a construtechs, protechs e startups do setor e o propósito final é incorporar tecnologia de ponta na construção civil.

Conheça mais em:

https://www.vedacit.com.br/vedacit-pro/institucional/vedacit-labs

Sobre o Vetor AG

O Vetor AG é o primeiro programa de inovação aberta do setor de engenharia e construção. Além de participar no desenvolvimento de projetos inovadores internos da Andrade Gutierrez, o Vetor AG é o ponto de conexão da AG com as soluções inovadoras do mercado. Neste 4º ciclo de inovação aberta do programa, mais de 190 empresas nacionais e internacionais se inscreveram para participar.

  Revista Negócios
 Veja Também