Conceito multiuso atesta importância da Arena das Dunas para o RN

SEG. 31 DEZ

Inaugurada em janeiro de 2014 para sediar os jogos da Copa do Mundo de futebol daquele ano, a Arena das Dunas comemora, em janeiro de 2019, cinco anos de atuação no Rio Grande do Norte, ratificando o conceito de arena multiuso para a qual foi concebida e se consolidando como o centro de negócios, lazer, esporte e cultura do Estado. Para o próximo ano, a expectativa é de ampliar o número de atividades e desenvolver projetos na área de negócios, como a criação do ambiente coworking, anexado ao espaço empresarial Arena Office. O objetivo é dar um fôlego novo ao ecossistema corporativo do empreendimento.    

Com seus 114.063,92 metros quadrados de área total - só o estádio tem 77.783,50 metros quadrados - e localização privilegiada, a arena é capaz de comportar, por exemplo, um evento do tamanho do Carnatal (área externa), ou uma grande apresentação musical, como foi o show de Roberto Carlos (área interna), em 2017, com conforto e segurança.

O espaço conta com amplo estacionamento externo, para 2.300 vagas, estacionamento interno com 15 mil metros quadrados e estrutura multifacetada, capaz de comportar, por exemplo, a Feira Brasil Mostra Brasil, uma das maiores do setor de varejo no Nordeste. Ainda possui seis elevadores, 25 bares e 290 câmeras de segurança. 

O pátio externo recebe anualmente parque de diversões, circo, pista de kart, o Festival de Quadrilhas e o São João de Natal, alguns de forma simultânea. Treinos e concentrações de corrida de rua também são frequentes na praça externa. O 'Domingo na Arena', evento gratuito de entretenimento e lazer para toda a família, é realizado na área externa da arena multiuso, com direito a palco, praça de alimentação, entre outras inúmeras atrações.

Dentro da Arena, com o mesmo conforto, segurança e o cuidado de preservar o gramado, já foram realizados grandes apresentações e festivais de música como o próprio show de Roberto Carlos, Festival MADA e Villa Mix, além de vários outros conteúdos com artistas performando para todos os tipos de público. 

O Louge Bossa Nova é aconchegante, fechado e climatizado, ideal para festas. Recebeu esse ano eventos como o aniversário da Cervejaria Raffe e o Oktoberfest do Paddys Emporium. O ambiente localiza-se no setor Leste, lado oposto aos camarotes e setor de imprensa. 

Além do Lounge Bossa Nova, o lounge hospitalidade, localizado embaixo dos camarotes, é um outro espaço bastante concorrido na arena. Conta com uma área de 1.500 metros quadrados. Recebeu este ano a Feira de Oportunidades do Fórum Negócios, o Digicom, evento de jogos eletrônicos, e a eleição a OAB/RN, sendo sempre utilizado, seja em jogos ou em eventos de entretenimento, como o lounge VIP para recepção do público. 

A Arena das Dunas dispõe ainda de um moderno auditório, com capacidade para 300 pessoas, contando com um terceiro lounge para apoio, ideal para a realização de seminários e palestras. Foi o espaço escolhido para receber o Arena Networking e o Odonto Meeting, por exemplo. O auditório é, aliás, um dos pontos altos da visita no Arena Tour, pois é palco da realização das entrevistas coletivas durante os jogos. 

O Arena Tour é uma das grandes atrações da Arena das Dunas. Recebe anualmente milhares de visitantes, turistas de toda parte do mundo e potiguares interessados em conhecer um pouco da história da própria Arena, da Copa do Mundo e do futebol potiguar. O tour conta com registros fotográficos e um pouco da história do futebol local; proporciona ao visitante experimentar a potência do seu chute na sala de aquecimento dos atletas. O Arena Tour funciona de domingo a domingo, sempre se adaptando ao conteúdo da Arena.  

Arena do Futebol
Construída em aproximadamente dois anos e meio, a Arena das Dunas foi palco de quatro jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil, em junho de 2014. Recebeu mais de 158.000 torcedores durante os dias do Mundial e foi a 3ª melhor avaliada entre as arenas daquela Copa em pesquisa do portal UOL, que abordou itens como alimentação, acesso, voluntários, funcionamento do celular, segurança e limpeza/conforto.

Além da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, a Arena das Dunas tem sediado eventos esportivos importantes, nacionais e internacionais. Entre jogos do Campeonato Potiguar, Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D, Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Rússia 2018, Torneio Internacional de Futebol Feminino, com o Brasil de Marta, e até um FLA x FLU, pela 1ª Divisão do Brasileirão, foram realizadas 194 partidas para um público total de 1.150.534; 31 times já pisaram no gramado da arena desde a sua inauguração. 

Em ascendência no Rio Grande do Norte, o futebol americano também tem espaço garantido no gramado da Arena das Dunas. Os Bulls Potiguares costumam mandar seus jogos da Liga Regional e Nacional na arena. Uma verdadeira festa do esporte, que vai muito além das quatro linhas, com shows musicais, venda de produtos e apresentações de grupos da torcida feminina.  

No futebol, o maior público do pós-Copa foi verificado durante a partida América x Flamengo, que recebeu 30.575 torcedores. A Arena das Dunas foi classificada pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace) como a melhor arena do país, sendo o único estádio a receber nota máxima em todos os quesitos avaliados.

A inauguração aconteceu em 26 de janeiro de 2014, com uma rodada dupla: América x Confiança, pela Copa do Nordeste, e ABC x Alecrim, pelo Campeonato Potiguar.

Negócios na Arena
Apesar da vocação natural para eventos esportivos e culturais, a Arena das Dunas tem investido cada vez mais em atividades voltadas para fomentar os negócios. A Multifeira Brasil Mostra Brasil e o Fórum Negócios foram eventos realizados em 2018 que exemplificam sua missão de contribuir com o ambiente econômico. Ainda com esse viés, aconteceram na Arena das Dunas seminários, congressos e palestras, que consolidam a busca da arena em exercer um papel de 'hub' na economia potiguar.

A Arena das Dunas iniciou em 2018 seu projeto de ambientes corporativos. O Arena Office é um espaço empresarial criado nos camarotes, simbolizando esta nova área de negócios. De acordo com Ítalo Mitre, diretor-presidente da Arena das Dunas, vem mais novidades por aí em 2019. "Pensando num ecossistema propício ao empreendedor, vamos lançar até o final do primeiro trimestre do próximo ano um espaço coworking. Ele vai funcionar no segundo piso, juntamente ao Arena Office. Será um espaço rico para fazer negócios e relacionamento profissional", revela Ítalo. 
 

  Revista Negócios
 Veja Também