Quantidade já deu resultado um dia. Hoje, não mais. Qualidade é a regra. Ou seja, os press releases não morreram, mas passam por uma constante revisão. Personalizar o envio ou propor a exclusividade, por exemplo, são estratégias de assessoria de imprensa que podem gerar um melhor resultado na divulgação jornalística de uma organização, marca, empresa, personalidade ou negócio. Gera notícia positiva.
E para ser cada vez mais assertivo, o assessor de imprensa deve conhecer mais e melhor os veículos de comunicação. Ler, ouvir e assistir mais notícias. Acompanhar as redes sociais dos veículos de comunicação deve ser rotina. Além de se atualizar, conhecer os perfis e jornalistas de cada meio, ficar ligado no noticiário garante novos e bons insights para a produção de sugestões de pautas e releases.
A distribuição da informação ganhou novos canais. O aplicativo de mensagens whatsapp tem sido o mais utilizado pelos assessores de imprensa e aceito pelos jornalistas de redação. Mas, o e-mail ainda é o meio oficial.
As ferramentas de disparo universal de releases, no entanto, precisam ser bem avaliadas e monitoradas constantemente para evitar que o conteúdo divulgado caia direto na caixa de spam dos e-mails dos jornalistas e/ou dos veículos.
Agências O ambiente de trabalho das agências também evoluiu. Aquelas salas burocráticas deram lugar à espaços que mais parecem com um café ou uma sala de estar - coworking, termo em inglês que conceitua ambientes compartilhados. Home Office é outra alternativa cada vez mais aceita nas relações de trabalho.
Mas, uma coisa não mudou. Aliás, duas. A qualidade da informação e o follow-up (fazer o acompanhamento do press release com o jornalista). Boas pautas e bons textos continuam sendo essenciais. O bom conteúdo ainda é a melhor forma de vender uma pauta, o que não reduz a importância do follow-up. O contato direto e assertivo com o jornalista diminui a taxa de rejeição do press release.
SEO Por último, e não menos importante, utilizar as técnicas de SEO (sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization) é primordial na Era Digital. Segundo o Search Engine Journal "70% das buscas dos usuários são por buscas orgânicas" e "70-80% destes usuários ignoram anúncios e focam em resultados orgânicos.
Aplicar as técnicas de SEO nos press releases pode garantir boa visualização nos mecanismos de busca, como Google ou Bing.
Em tempo: em casos de eventos ou grandes marcas convidar jornalistas para um café da manhã ou almoço, também, colabora para o bom relacionamento.
Por George Fernandes