Crédito: Agência Sebrae | Reprodução

Comércio e serviços respondem por 83% dos pequenos negócios no RN

QUI. 28 JAN

Os dois setores da economia que historicamente são os maiores geradores de novos postos de trabalho – exceto em 2020, quando houve um déficit superior a 1.400 vagas até o mês de novembro – são também os que concentram o maior quantitativo de pequenos negócios no Rio Grande do Norte. Os segmentos de comércio e serviços representam cerca de 83% de todas as micro e pequenas empresas do estado. Isso é equivalente a um universo de 167.469 negócios que estão reunidos nos dois setores.

A informação é do Mapa dos Pequenos Negócios do RN – 2020, uma publicação elaborada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte que traz dados sobre o meio empresarial potiguar e principalmente o segmento das pequenas empresas. O boletim foi divulgado nesta quinta-feira (28) e mostra que os dois setores separadamente têm números muito próximos de empresas. O comércio assume a liderança do ranking, com 84.405 pequenos negócios. Outras 83.019 pequenas empresas atuam no setor de serviços.

A indústria tem 33.805 pequenas empresas e no agronegócio o total é de 864 pequenos negócios, incluindo propriedades rurais. O Rio Grande do Norte segue uma tendência nacional, cuja configuração apresenta uma leve predominância no setor de serviços, que concentra a maior quantidade de pequenas empresas do país: 8,7 milhões. Já o comércio reúne cerca de 6,6 milhões de pequenos negócios. A indústria e o agronegócio brasileiros totalizam 3,6 milhões e 92,2 mil negócios, respectivamente.

Comércio e Serviços

Não é à toa que os setores de comércio e serviços são os que tradicionalmente mais geram vagas de emprego no Rio Grande do Norte, com a exceção do ano passado, quando o comércio abriu 1.544 novas frentes de trabalho formal até o mês de novembro e o de serviços amargou uma perda de 1.431 vagas – muito em função da pandemia da Covid-19, que devastou por meses a sobrevivência de empresas que prestam serviço ao consumidor potiguar, como salões de beleza, lava-jatos, estabelecimento de entretenimento e lazer e serviços turísticos.

O Mapa dos Pequenos Negócios do RN – 2020 mostra a distribuição desses negócios por todo o território potiguar. Acompanha ainda a evolução das empresas enquadradas no Simples Nacional. Hoje, são 202.010 Pessoas Jurídicas (PJ) no RN que adotam esse sistema simplificado como regime tributário. Desse total, apenas 60.564 são Empresas de Pequeno Porte (EPP) ou Microempresa (ME). A grande maioria dos pequenos negócios do estado é registrada como Microempreendedor Individual (MEI) - mais que o dobro das demais categorias do Simples. No total, o estado possui 141.446 microempreeendedores individuais.

Esses negócios estão principalmente no comércio varejista de roupas e acessórios (15.674 empresas) e na área de serviços de beleza (cabeleireiros, manicure e pedicure), que reúne mais de 10 mil CNPJs. Depois, vêm os mercadinhos, as lanchonetes e os restaurantes e similares, com respectivamente 9.514, 5.280 e 4.893 negócios.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também