Crédito: Imagem Free

Com 5G, ISPs democratizam a prestação de serviços

TER. 20 JUL

Pouco afetados pela pandemia e em plena expansão, os provedores regionais de internet (ISPs) querem ser os responsáveis por levar a tecnologia 5G às mais diversas localidades brasileiras. O segmento tem crescido em alcance e número de empresas devido à desaceleração dos investimentos em acesso à banda larga nas cidades menores por parte de grandes operadoras.

“Acreditamos que os ISPs podem desempenhar, no que se refere ao 5G, um papel semelhante ao que as fintechs, por exemplo, estão desempenhando em relação à indústria financeira que é o de democratizar e descentralizar a prestação de serviços. Este fenômeno será capaz de gerar inúmeras oportunidades e queremos estar próximos dos ISPs para prestar suporte ao desenvolvimento de novas soluções”, afirma Marcelo Leite, Strategy & Portfolio Director da Sencinet.

A integradora de telecomunicações e serviços em nuvem lançou este ano um programa de seleção e captação de parceiros que tem como objetivo chegar a milhares de provedores regionais cadastrados em toda a região no próximo ano. O objetivo da Sencinet em se aproximar dos ISPs é ampliar a distribuição de seus produtos, principalmente o SD-WAN, mas com a aproximação dos leilões, surgiu a possibilidade destas empresas desempenharem um papel fundamental no aproveitamento da tecnologia que ampliou a atratividade dessas organizações pela sinergia com o planejamento estratégico da companhia.

Apenas no mês de julho surgiram movimentos como a criação do coletivo Iniciativa 5G Brasil, que já reúne aproximadamente 300 ISPs e pode resultar na criação de um consórcio para participar dos leilões. Além disso, já existem manifestações individuais de ISPs com planos de participar de forma isolada da concorrência.

Leite comenta que a colaboração oferecida pela Sencinet permite aos ISPs acrescentarem aos seus portfólios de serviços a estrutura robusta que as grandes e médias empresas precisam quando estão em busca de parceiros para se instalar fora dos grandes centros. Segundo ele, por contarem com o suporte da Sencinet, esses ISPs locais passam a poder contar em suas carteiras de clientes com marcas líderes em segmentos como o varejo, por exemplo, sempre em busca de instalar lojas pela maior parte do território nacional ou o financeiro, com sua necessidade de atendimento por meio de agências.

“Além de garantir a estabilidade e a redundância na conexão, os ISPs locais conseguem viabilizar soluções de acesso, por exemplo a SD-WAN, que é uma das mais fortes tendências para conectar aplicações em nuvem e redes corporativas”, completa.

Os interessados podem entrar em contato pelo site da empresa: https://sencinet.com/

Sobre a Sencinet

A Sencinet é um integrador de telecomunicações e serviços em nuvem que oferece conectividade de rede de alta capacidade em toda a América Latina. A empresa possui duas redes de fibra com extensão total de 650 km, além de 2.000 km de linhas de fibra alugadas, quatro Data Centers de alto nível e cinco teleportos que fazem parte de uma rede de satélites totalmente integrada capaz de oferecer soluções de conectividade em 100% do território da América Latina. Ao todo, a infraestrutura tem espectro de 358 Mhz e capacidade VNO de 106 Mbps. A empresa está licenciada para fornecer serviços de satélite em 11 países. Sua carteira de clientes conta com cerca de 400 empresas líderes em setores como petróleo e gás, energia, mineração, governo, bancos, telecomunicações e operadoras de varejo, entre outros. Para obter mais informações, visite sencinet.com

  Revista Negócios
 Veja Também