Crédito: Reprodução

Coletivo de empresas e organizações lança plataforma de retomada empresarial

SEX. 10 JUL

O Sebrae Minas se uniu a mais de 40 empresas e organizações com atuação mundial, formando o coletivo Covid Radar, liderado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Esse grupo vem articulando esforços para, de um lado, apoiar as instituições de saúde e pessoas em situação de vulnerabilidade. De outro, atua para oferecer a empreendedores, empresários e executivos conteúdos relevantes que auxiliem no enfrentamento dos desafios econômicos impostos pela pandemia.

A plataforma de Retomada Empresarial do Covid Radar, que reúne o conhecimento e as ferramentas disponibilizados pelo coletivo, foi lançada na última terça-feira, dia 30 de junho, durante reunião dos CEOs do Pacto Global. O superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha, participou do evento. “Os desafios da pandemia e o cenário de incertezas exige de todos nós, cidadãos, empresas e organizações, união e trabalho em favor dos mais vulneráveis à crise, como os empreendedores de pequenos negócios”, destacou.

Como forma de apoiar o país na retomada econômica, as organizações parceiras do coletivo Covid Radar oferecem conteúdos de orientação empreendedora, capacitação gerencial e de mão de obra, acesso ao crédito e a mercados, focados na reestruturação dos negócios. Ao acessarem esses conteúdos, os usuários são, automaticamente, encaminhados para os sites das empresas que se disponibilizaram a contribuir com a iniciativa.

Em uma sondagem realizada com empresas de diversos portes em todo o Brasil, o coletivo identificou os principais desafios enfrentados pelos empreendedores durante a crise causada pela pandemia. A partir daí foram definidos os temas mais críticos e que demandavam soluções acessíveis e práticas.

Quatro grupos de trabalho se mobilizaram na força-tarefa chamada de Retomada Empresarial, oferecendo guias, e-books, vídeos, podcasts, webinares, cursos e consultoria nas áreas de Empreendedorismo, Capacitação, Crédito e Mercado Internacional.

Conexão e conhecimento

Todas as ações do coletivo Covid Radar são divulgadas no site www.covidradar.org.br, organizado em três plataformas e três iniciativas:

Plataformas

Conexão: aproxima quem precisa de ajuda dos que podem ajudar. De um lado estão cadastradas as necessidades do sistema de saúde e apoio aos vulneráveis. Do outro, as empresas que podem ajudar com os seus recursos.

Painel: informações da pandemia em tempo real, que permitem acompanhar e simular o avanço da Covid-19 por regiões, cidades e até bairros. Utiliza dados de mobilidade e propagação fornecidos por fontes oficiais.

Saúde: um espaço em que a sociedade pode compartilhar informações para ajudar a mapear e conter o avanço da Covid-19 no país.

Iniciativas

Conhecimento: um espaço colaborativo de compartilhamento de conteúdos de qualidade que ajudem a promover debates relevantes e a gerar reflexões, contribuindo com o desenvolvimento da sociedade.

Guia de recomendações: orientações na perspectiva da responsabilidade social em contexto de pandemia.

Retomada empresarial: mosaico de ações que serve como bússola para executivos e empreendedores, com o objetivo de capturar valor e fortalecer o negócio em um processo de retomada empresarial mais inclusivo, eficiente, ágil, verde e participativo.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também