Crédito: Demis Roussos

"A cirurgia plástica cresce em todo o mundo", diz cirurgião potiguar

SEX. 03 JAN

Apaixonado pelo que faz e com espírito empreendedor, o cirurgião plástico Glauber Carvalho resolveu montar a Clínica Glauber Carvalho Cirurgia Plástica e há mais de duas décadas se dedica a ajudar a promover bem-estar e a autoestima para homens e mulheres, em Natal. A qualidade do seu atendimento, sua ética e resultados o credenciaram como profissional reconhecido e conceituado não só no Rio Grande do Norte, mas também em outros estados do País. Confira a entrevista que ele concedeu, com exclusividade, à NEGÓCIOS.net:

Como surgiu o interesse pela área de procedimento e cirurgia plástica?

Quando eu tomei interesse em cirurgia plástica, foi na faculdade, já no segundo período de faculdade, quando eu acompanhava um cirurgião e auxiliava ele nas cirurgias. Fiquei super interessado. Então, desde o meu segundo período de faculdade, eu não via outra coisa a fazer a não ser cirurgia plástica. Fiquei realmente encantado com a especialidade.

Qual o tipo mais comum de procedimento em sua clínica?

O tipo mais comum de procedimento realizado na clínica são as cirurgias mamárias, tanto de aumento como redução mamária; e as cirurgias de transplante capilar.

O mercado de cirurgia plástica em Natal já está consolidado ou ainda há espaço para crescer?

Existe espaço para crescer. A cirurgia plástica cresce em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Novos procedimentos estão sendo elaborados e novas tecnologias também. Esse mercado só tem a crescer no futuro.

O que se tem de novidade no mercado de cirurgia plástica?

A todo momento surgem novidades. Tecnologias, aparelhos ou novas técnicas, tudo caminhando para uma cirurgia menos invasiva, minimamente invasiva, e que o paciente retorna ao trabalho mais rápido. Tem uma recuperação mais rápida e com melhores resultados.

Procedimento ou cirurgia plástica ainda são coisas de rico?

A cirurgia plástica hoje é acessível para todas as classes sociais. O mercado se expandiu na cirurgia plástica, fazendo com que os custos fossem menores e ficando mais acessíveis à todas as classes.

A falta de ética no setor ainda é um problema a ser enfrentado?

A cirurgia plástica, assim como outras profissões, com a modernidade das redes sociais e acesso rápido do cliente ao profissional, ao estabelecimento, ao que for, acaba com o surgimento de profissionais que utilizam de forma midiática a profissão. Então, a cirurgia plástica também está envolvida, tem esse problema de alguns desvios, podemos dizer assim, de algumas condutas éticas. Acabam sendo aproveitadores dessa nova tecnologia de redes sociais e acesso rápido aos profissionais. E eles terminam divulgando nesses meios algumas coisas que não são a realidade e vendem algumas ilusões aos clientes. Porque nós, às vezes, não podemos estar falando algumas coisas para o paciente. Pelo código de ética médica a gente não pode! Nem se vangloriando, nem levando títulos que as vezes não são estabelecidos, e uma série de outras coisas. Mas a gente também entende que a modernidade está levando um pouco a isso. E eu acho que a medicina de uma forma geral vai ter que ver novas diretrizes para essas situações.

O que o senhor costuma dizer ao paciente para tranquilizá-lo, antes da cirurgia?

Antes da cirurgia, a gente tem como entender os desejos do paciente. É o momento dele conversar. É o momento de explicarmos como vai ser feito, como a gente espera o resultado, as possibilidades de que o resultado não possa ser alcançado de uma forma tão simples e explicando como vai ser feito o procedimento e que todo ele vai ser realizado com todo o cuidado e com todo o zelo, realizando todos os protocolos de segurança que são necessários para que não tenhamos nenhuma intercorrência. Então, o procedimento de cirurgia plástica, é um procedimento realizado com o paciente hígido, isto é, o paciente que está saudável e que quer um resultado 100% satisfatório. Então, esse cuidado, esse zelo na hora da consulta, esse zelo na hora do cumprimento de todos os protocolos de segurança serão todos realizados. Por isso, a incidência de complicações é quase zero em cirurgia plástica, é muito pequena. E sempre que ela ocorre é quando é descumprido alguma coisa. O que a gente observa é que se alguma complicação ocorrer é que realmente ocorre algum descuidado com essas medidas de segurança.

O antes e o depois são tão importantes quanto o procedimento ou a cirurgia si, certo? Quais recomendações mais comuns para seguir antes do procedimento e qual o tempo médio de recuperação?

Nessa questão do antes e depois, é importante o paciente ter em mente o resultado que ele pode alcançar. Porque não é incomum a gente encontrar pacientes que têm uma expectativa bem distante da realidade. E, às vezes, é importante a gente sentar com o paciente e explicar como é realizado o procedimento, qual o resultado que ele pode alcançar e quais os cuidados que ele tem que ter antes de a gente definir o resultado que ele poderá ter. Ou seja, a cirurgia não é o fator único para se alcançar o resultado. O cuidado pós-operatório, as sessões de fisioterapia, a alimentação, a questão de exercícios, tudo isso tem que ser abordado pelo cirurgião plástico para que o paciente tenha um bom resultado ao término de todo o tratamento.

  Revista Negócios
 Veja Também