Crédito: Agência Sebrae

Circuito RN Solar Rural estimula uso de energias renováveis em propriedades

SEX. 01 ABR

Levar aos produtores palestras técnicas abordando temáticas, como sustentabilidade rural, uso eficiente de energia elétrica, uso racional de água na propriedade rural, e ao mesmo tempo difundir as vantagens da energia solar para o agronegócio e as linhas de financiamento existentes. Essas são as bases do Circuito RN Solar Rural, uma jornada de capacitação e interação com pequenos produtores rurais de seis municípios potiguares promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com o SENAI-RN, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e bancos oficiais, como Caixa e Banco do Nordeste.

O circuito começou na última terça-feira (29) na cidade de Baraúna, na região Oeste, e foi realizado no dia seguinte em Severiano Melo. A jornada só encerrará em maio e integra as ações do Programa AgroNordeste, contemplando produtores de dois municípios a cada mês. Em abril, será a vez de Lajes (19/04) e Touros (20/04). No mês seguinte, o evento será realizado em Currais Novos(24/05) e Jucurutu (25/05), no Seridó.

A tecnologia da energia solar está sendo apresentada por técnicos do Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis (CTGás-ER), vinculado ao SENAI-RN. Os bancos também expõem as linhas de crédito disponíveis para a implantação desse tipo de energia nas propriedades. O evento funciona como uma espécie de rodada de crédito, em que o produtor tem a oportunidade de tirar suas dúvidas diretamente com o agente financeiro. E os bancos de apresentar os produtos destinados ao público do agronegócio. O circuito é fruto de uma estratégia articulada do AgroNordeste RN, que é executado pela Unidade Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN, juntamente com a Unidade de Desenvolvimento Setorial da instituição, por meio do projeto RN Solar conduzido pela analista Maézia Teodora e o trainee Lucas Leite, e a Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia, que fornece a articulação dos serviços financeiros, área liderada pela analista técnica Ruth Maia.

De acordo com o gestor do AgroNordeste no Sebrae-RN, Elton Alves, a ideia do circuito é levar informação e orientação sobre como de fato ter uma economicidade maior através de atitudes para uma gestão mais sustentável e de uso eficiente dos recursos. “A partir do que é repassado nas palestras, já é possível fazer ajustes no curto prazo e obter o resultado pretendido”, explica. Segundo Elton Alves, a meta é sempre atender cerca de 100 produtores rurais por município por onde o circuito passar.

Além das palestras e diálogos com os bancos, os participantes também podem tirar dúvidas sobre a tecnologia fotovoltaica para geração de energia durante a rodada de atendimento com as empresas fornecedoras de placas solares. São empresas integradoras, atendidas pelo projeto RN Solar e que participam do circuito. “O objetivo é esse, disseminar a tecnologia e ajudar o produtor rural a ter mais ganhos na propriedade, reduzindo aí os custos de produção e aumentando o acesso à sustentabilidade, inovação e tecnologia. Esperamos que com essa iniciativa de fato a gente consiga promover novos comportamentos no campo e viabilizar o acesso a essas tecnologias”, conclui o gestor estadual do AgroNordeste.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também