Com forte atuação na região Nordeste do Brasil, o Grupo BIG foi comprado pelo Carrefour Brasil por R$ 7,5 bilhões, ou por um enterprise value (valor da firma, a soma dos ativos e das obrigações de uma empresa) estimado de R$ 7 bilhões, segundo informou o portal Infomoney (https://www.infomoney.com.br/).
A operação, ainda segundo publicação do Infomoney, será estruturada em duas etapas: o pagamento, em dinheiro, de R$ 5,25 bilhões aos atuais controladores da empresa, o fundo de private equity Advent International e Walmart, e a incorporação dos 30% remanescentes do capital social pela subsidiária do grupo francês.
A transação amplia a presença do Carrefour no país e permite que o grupo ofereça aos consumidores uma gama mais ampla de produtos e serviços, a preços mais competitivos.
“A aquisição do Grupo BIG expandirá a presença do Carrefour Brasil em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento. A rede de lojas do Grupo BIG, portanto, apresenta forte complementaridade geográfica”, destacou a varejista.
Com R$ 24,9 bilhões em vendas brutas em 2020O, o Grupo BIG possui 387 lojas, 41 mil funcionários e está presente em 19 estados brasileiros.
A transação está sujeita à aprovação pelo órgão regulador (Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE), à aprovação dos acionistas do Grupo Carrefour Brasil, bem como a outras condições habituais de fechamento. A conclusão está prevista para 2022.