As datas comemorativas são cada vez mais usadas como estratégia para fidelizar clientes e aumentar vendas. O Carnaval é uma delas – e não é só quem vende fantasias e adereços para a folia que pode se beneficiar da data. Mesmo as lojas que não estão nos ramos que tradicionalmente lucram na época, podem – e devem – aproveitar o período para realizar ações promocionais e divulgar seus produtos.
Além disso, o verão é um período em que as vendas online tendem a cair até 50% em relação ao restante do ano. Por isso, ações focadas na data podem ajudar a melhorar o cenário. Marina Ballester, chefe de experiência do cliente da Loja Integrada, plataforma para a criação de lojas virtuais mais popular do país, listou cinco ações que podem auxiliar as lojas para alavancar vendas:
Divulgação
Já que você vai criar ações relacionadas à data para seus clientes, é necessário que ele perceba isso logo no primeiro contato com a sua loja. Invista em peças personalizadas, mudanças no layout da página, e-mails, banners e posts em redes sociais relacionados à temática.
Acesso mobile
Hoje, o tempo que as pessoas passam em frente ao computador é cada vez menor. Por isso, preocupar-se com o visual da sua loja em todos os dispositivos, assim como criar canal de vendas pelo WhatsApp e divulgar produtos e promoções pelas redes sociais são algumas das dicas para incentivar o consumo no período.
Embalagens personalizadas
Utilize embalagens especiais de Carnaval para as compras realizadas em determinado período. Esse pequeno detalhe pode agregar valor ao produto, além de ser uma ótima forma de surpreender os clientes. Oferecer pequenos brindes que remetam à data também pode ser uma estratégia interessante.
Frete grátis
O frete grátis é uma ótima estratégia para alavancar vendas. Os lojistas podem utilizá-lo no período do Carnaval com o intuito de se destacar da concorrência, chamar mais pessoas à sua loja e ajudar a aumentar a taxa de conversão da loja.
Bônus e cupons promocionais
Faça uma campanha que estimule o retorno do cliente após a data. Quem comprar na loja durante o período, por exemplo, recebe um desconto na próxima compra. Esses cupons ajudam a atrair novos clientes, recuperar os que abandonaram o carrinho por algum motivo no passado e, também, fidelizar os que já compram com frequência.