Canadá tem novo programa de imigração agroalimentar

QUI. 05 DEZ

O governo federal canadense está com o programa piloto de imigração agroalimentar aberto desde julho deste ano para combater a escassez de mão-de-obra no setor agrícola.

O programa de três anos é o primeiro fluxo de imigração específico do setor lançado pela Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (Immigration, Refugees and Citizenship Canada).

Permite no máximo 2.750 candidatos, além de seus familiares, apresentar candidaturas a cada ano. A escassez de mão-de-obra na indústria agrícola do Canadá poderá aumentar para 114 mil em 2025.

As ocupações e indústrias elegíveis para o projeto incluem: supervisor agrícola e pecuarista especializado em processamento de carne, produção de cogumelos (e outras) e criação de gado.

De acordo com o Governo do Canadá, a agricultura e o processamento contribuem com US$100 bilhões e quase 7% para o PIB do Canadá.

ESTUDOS - Um dos caminhos indicado para conseguir emprego no Canadá é através de estudos: cursos career college (curso técnico de dois anos), universidades e pós-graduação.

O país tem se mostrado a melhor alternativa para os brasileiros que decidem buscar uma vida melhor em países de primeiro mundo. Multicultura, inglês sem sotaque, dólar mais barato, educação de qualidade e oportunidades de carreira e desenvolvimento profissional.

São esses os principais motivos pelos quais o Canadá aparece hoje como destino favorito dos brasileiros para morar, estudar e investir em negócios. Mas quem estiver interessado em ocupar uma destas vagas, é preciso também ter proficiência no inglês e/ou no francês.

"É um dos fatores decisivos na hora de concorrer a uma vaga. Não esquecendo que o Canadá é um país bilíngue e muitas vezes são exigidos os dois idiomas. Quebec é um bom exemplo desta situação.”, lembra a CEO da Canada Intercambio, Rosa Maria Troes.

Além de trabalhar como funcionário, há oportunidade de comprar fazendas no Canadá. Ou seja, ser um investidor em terras canadenses.

Alguns dados de mercado do Governo Canadense – Departamento Agricultura:

  • Em 2018, o Canadá produziu 1,3 milhão de toneladas de carne de bovino e é o quinto maior exportador global de carne de bovino.

  • Há mais de 11.280 fazendas leiteiras no Canadá. O setor de laticínios canadense gera mais de US $ 20 bilhões anualmente.

  • A agricultura contribui com mais de US$ 100 bilhões anualmente para a economia do país. É o quinto exportador agrícola do mundo.

  Revista Negócios
 Veja Também